Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Lula renomeia diretor de Itaipu de Bolsonaro que foi demitido em março

André Pepitone da Nóbrega em foto de arquivo, quando era diretor da Aneel - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
André Pepitone da Nóbrega em foto de arquivo, quando era diretor da Aneel Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Do UOL*, em São Paulo

02/05/2023 10h45Atualizada em 02/05/2023 12h28

O governo Lula renomeou André Pepitone da Nóbrega para o cargo de diretor financeiro Executivo da usina de Itaipu.

O que aconteceu?

A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A portaria é assinada por Lula e pelo ministro Alexandre Silveira de Oliveira (Minas e Energia).

Pepitone foi demitido em março, devido a sua proximidade com Bolsonaro, mas volta ao cargo contra a preferência de Gleisi Hoffmann, presidente do PT. O diretor retorna com o apoio do PSD, partido de Alexandre Silveira, e também a despeito da vontade do diretor-presidente de Itaipu, Enio Verri, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Servidor de carreira da Aneel, Pepitone integrou a diretoria da agência reguladora de 2010 até maio de 2022, quando saiu para ocupar o posto em Itaipu.

A posição na estatal que administra a maior hidrelétrica do país se torna ainda mais importante neste ano, quando os governos do Brasil e Paraguai devem iniciar formalmente as negociações para revisar o chamado "Anexo C" do Tratado de Itaipu.

Esse anexo estabelece as bases financeiras da tarifa da energia gerada pelo empreendimento.

* Com informações da Reuters