IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dólar e Bolsa caem após Câmara aprovar o texto-base do arcabouço

Dólar abriu em queda após aprovação do texto-base do arcabouço fiscal - Getty Images
Dólar abriu em queda após aprovação do texto-base do arcabouço fiscal Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

24/05/2023 09h32Atualizada em 24/05/2023 15h25

O dólar está em queda hoje após a aprovação do texto-base do arcabouço fiscal na Câmara.

Por volta das 15h30, o dólar estava em queda de 0,56%, a R$ 4,944. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), e a Bolsa caía 0,95%, aos 108.878 pontos.

A proposta do novo marco fiscal foi aprovada ontem com 372 votos a favor e 108 contra, superando a quantidade necessária de 257 votos para que o texto avançasse. Hoje, os deputados vão votar os destaques da proposta, que sã sugestões que podem alterar o texto.

O que é o arcabouço fiscal

Trata-se de uma série de regras fiscais para o gasto federal. O arcabouço trabalharia em conjunto com a reforma tributária de acordo com a receita do governo Lula para o PIB aumentar. Entenda em o texto em três pontos aqui.

A proposta é considerada vital para o crescimento da economia. Com o controle de gastos do governo, a dívida não cresce de forma desordenada. Isso encoraja empresários a investir e pode levar à queda da taxa de juros.

Como o mercado reagiu

Especialistas do mercado aprovaram proposta, mas ainda há muito trabalho pela frente. "Ainda há muito mais para se tratar, principalmente a execução desse projeto, para ver se isso vai ser alcançado", diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.

Ainda não é o suficiente. Para Étore Sanchez, da Ativa Investimentos, arcabouço é aprovado com texto "melhor" do que o do governo, mas ainda não garante a sustentabilidade entre gastos e receitas do governo. Também não promove uma redução imediata dos gastos, pelo contrário, por ter uma regra de transição válida para 2024. "Permite que haja um reajuste real em cima de uma base já dilatada pela PEC de transição", diz Sanchez.

Foco agora está nas receitas do governo. A regra de contenção de gastos depende das receitas.

Reforma tributária é o próximo passo. A aprovação da reforma tributária no segundo semestre é importante para endereçar como o governo irá lidar com suas receitas, diz Spiess.

Impasse nos EUA

A queda no dólar é registrada também em meio ao impasse sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. Investidores estrangeiros também estão de olho na ata do Fed, o Banco Central americano, sobre como ele deve conduzir os juros daqui para a frente, diz Cristiane Quartaroli, economista do Banco Ourinvest.

Investidores estão apreensivos com o cenário nos EUA. Por lá, também está em discussão um teto para a dívida do governo. "Ainda não há solução e os mercados estão mais estressados com isso. As Bolsas também estão em queda lá fora", diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com informações da Reuters