IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zeramos as diferenças de salário entre homens e mulheres, diz Avon

Do UOL, em São Paulo

05/06/2023 14h40

Após uma pesquisa interna mostrar que havia disparidade salarial entre homens e mulheres na Avon, a empresa de cosméticos zerou essa diferença. É o que diz o presidente da Avon no Brasil, Daniel Silveira, em entrevista ao UOL Líderes. A disparidade também foi zerada nas outras empresas do grupo Natura&Co na América Latina.

O que ele disse

Pesquisa constatou que havia diferença salarial entre homens e mulheres. Silveira disse que a Natura&Co, que controla a Avon, fez uma pesquisa interna para saber se havia disparidade. Havia sim diferença, ainda que pequena, e isso foi corrigido em todas as operações do grupo na América Latina, segundo o executivo. Hoje, 70% da liderança da Avon é feminina. Agora, a empresa busca avançar em outras frentes para ampliar a diversidade. Em 2022, segundo a empresa, 59% das vagas foram preenchidas por negros.

Essência sintética evita ter de colher toneladas de rosas. Ao falar sobre a composição de seus produtos, o executivo disse que a empresa busca ingredientes naturais, mas tem foco especial em gerar menos impacto ambiental. Usar uma essência sintética de rosas, por exemplo, evita ter de colher toneladas de flores para conseguir aquela mesma fragrância. Ele também disse que não é porque um produto é natural que ele é necessariamente seguro.

Chumbo no batom. Sobre a presença de metais como o chumbo na composição dos itens de maquiagem da Avon, ele disse que a empresa investe para garantir a segurança dos produtos e monitora pesquisas sobre o tema. Diz ainda que a Avon vem refazendo suas fórmulas para tirar alguns ingredientes, mas que não há risco para as consumidoras na composição atual dos produtos.

Avanço na reciclagem de embalagens precisa de políticas públicas. O presidente da Avon Brasil disse que a empresa tem avançado em reduzir a quantidade de plástico, mas que ainda está "devendo" no tema, especialmente na reciclagem. Segundo o executivo, a coleta após o consumo é o maior desafio hoje, e avanços nessa frente dependem de políticas públicas, dentre elas a criação de incentivos fiscais e a formalização dos coletores de material reciclável.

Governo Lula tem foco em temas sociais importantes para a Avon. Silveira vê como positivo o maior foco aos temas sociais, como equidade racial, de gênero e LGBTQIA+. Mas disse que ainda há grandes desafios na área econômica. Afirmou também que os juros no Brasil são muito altos e têm que baixar, mas é difícil dizer quando isso deve ocorrer.

Centro de inovação global da Avon será transferido para o Brasil. O novo centro, que será integrado ao centro de desenvolvimento da Natura, em Cajamar (SP), está previsto para o segundo semestre. A expectativa é que sejam criadas 80 vagas de emprego, sendo que uma parte delas será destinada a pessoas negras e pardas, LGBTQIA+ e PcD.

Ouça a íntegra da entrevista no podcast UOL Líderes. Você também pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube. Veja a seguir destaques da entrevista:

Equidade salarial

A gente fez uma pesquisa muito corajosa para entender se existiam diferenças de salário nas mesmas posições entre homens e mulheres. Encontramos uma diferença muito pequena e zeramos essa diferença. Dentro das organizações temos que trabalhar com indicadores e políticas que permitam que a diversidade aconteça. Equidade de gênero na Avon é algo superado. Agora a gente tem outras questões. Vamos falar de mulheres negras? Aí tem muita coisa ainda para trabalhar.

Ingredientes naturais

Imagine que você precise de toneladas de rosas para conseguir tirar um pouquinho de essência. Imagina o que seria, do ponto de vista ambiental, eu ter plantações enormes de rosas para tirar. Então eu sintetizo esse ingrediente. Então sempre que possível a gente tenta incorporar ingredientes que têm menor impacto ambiental, quer sejam eles naturais ou não.

Tem também um paradigma legal de esclarecer para as nossas clientes: Não é porque um produto é natural que ele é necessariamente seguro. Ser natural é ótimo, mas ele tem que ter uma série de teste para garantir que ele é seguro. A consumidora tem que estar atenta, se são marcas reconhecidas, se tem reclamações de efeitos colaterais ou não.

Chumbo na maquiagem

Tem uma série de ingredientes que são muito controversos na indústria cosmética. A gente está o tempo inteiro fazendo e lendo pesquisas sobre o efeito dos produtos na pele. E a gente vem gradativamente reformulando para ir tirando alguns desses ingredientes. Alguns deles ainda estão presentes, eu não me recordo se já removemos ou não o chumbo, mas, decididamente, se ele está lá é porque não tem nenhum risco para a consumidora, ela pode usar de maneira tranquila.

A Avon disse em nota: "O Brasil tem regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria".

Reciclagem de embalagens

A gente já tentou de tudo para fazer a coleta [de embalagens] de uma maneira que seja economicamente viável com impactos ambientais reduzidos. É muito difícil fazer isso sozinho. Vai ter que ser um ecossistema, com poder público, iniciativa privada, ONGs, comunidades de catadores, para fazer isso acontecer. Do ponto de vista de política pública: formalização do trabalhador que faz a coleta e incentivos fiscais que permitam o uso de produtos recicláveis de maneira mais adequada.

Governo Lula e juros

A gente ver temas como equidade racial, de gênero, LGBTQIA+ ganhando mais foco e investimento é muito legal, porque reforça o que a gente acredita e o mundo que a gente quer. A gente vê ainda um desafio no campo econômico, que está sendo acomodado, estamos vendo agora como vai se movimentar o juro. Mas até aqui, o que a gente imaginava que pudesse acontecer, dessa recuperação das pautas sociais, tem acontecido.

Os juros no Brasil estão muito altos, não é nenhuma novidade. Mas eles têm o papel de ajudar a conter a inflação. Os mecanismos para permitir que os juros possam cair estão sendo estudados, propostos e discutidos. Os juros no Brasil precisam diminuir. Se isso é agora ou daqui a pouco, não dá para avaliar. Esse equilíbrio entre inflação, ritmo do PIB e a taxa de juros é uma equação que, se fosse fácil, já estava dada.

Centro de pesquisa global no Brasil

A gente vai inaugurar aqui, em breve, um centro de pesquisa global que vai ter pesquisa avançada de pele, de perfumaria, e desenvolvimento de produtos de uso diário para o mundo inteiro. Com isso, a gente aproxima os laboratórios do nosso maior mercado e começa a ser fonte de inovação para essas categorias. Tem vagas para pesquisadores e investimento sendo feito para que a gente traga esse centro para o Brasil.

Quem é Daniel Silveira

Idade: 47 anos
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Cargos de destaque na carreira: Diretor regional na Natura, diretor nacional de venda direta na Natura e diretor de internacionalização da Natura.
Graduação e pós: Engenharia Elétrica na Unesp, MBA Dom Cabral in Company, Mestrado em Administração com ênfase em Inovação na FEI

Como é a Avon

A Avon foi fundada em 1886 nos Estados Unidos e está presente em mais de 70 países no mundo. O Brasil é hoje o maior mercado da Avon. A empresa de cosméticos funciona no modelo de venda direta. Em 2020, a Avon foi comprada pela brasileira Natura, que depois criou a Natura&Co, holding que inclui Natura, Avon e The Body Shop.

Funcionários: 3.100 funcionários no Brasil
Receita líquida da Natura&Co em 2021: R$ 40,2 bilhões
Receita líquida da Natura&Co em 2022: R$ 36,3 bilhões
A empresa não divulga a receita da Avon