IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Sem produção em Tubarão Azul, OGX produz apenas gás em agosto

09/09/2013 20h33

SÃO PAULO, 9 Set (Reuters) - A petroleira OGX, do grupo EBX de Eike Batista, informou nesta segunda-feira que não produziu petróleo no campo de Tubarão Azul em agosto, devido a danos nas bombas centrífugas submersas (BCS), o que levou a companhia a extrair apenas gás no mês passado.

A empresa ainda espera resolver os problemas na bomba centrífuga, apesar da expectativa de que o campo, com produção de petróleo abaixo das previsões iniciais, seja devolvido ao governo no próximo ano.

Em julho, a produção da OGX caiu 40 por cento ante junho pelos problemas em Tubarão Azul, mas a empresa ainda conseguiu extrair petróleo do seu único campo em produção da empresa em mar, ainda que em volume pequeno de 900 barris de óleo equivalente por dia.

"A BCS do poço OGX-26HP está em reparo e sua conclusão está prevista para final de setembro", afirmou a empresa em nota sobre a produção mensal.

A empresa do grupo de Eike Batista informou em julho que a extração no campo poderá parar no ano que vem, por falta de tecnologia capaz de viabilizar economicamente investimentos adicionais.

GÁS

Com a produção parada em Tubarão Azul, a extração da OGX em agosto atingiu média de 13,3 mil barris de óleo equivalente por dia (2,1 milhões metros cúbicos), o que corresponde à parcela da OGX na produção média terrestre de gás natural no Campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba.

A produção total terrestre foi de 140,2 milhões metros cúbicos de gás natural.

(Por Roberto Samora)