Seca faz produtora de açúcar e etanol parar atividades em usina por 2 anos
SÃO PAULO (Reuters) - A Raízen, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, informou nesta quinta-feira (15) que suspenderá as atividades da usina Bom Retiro, no interior paulista, por dois anos, devido à escassez de cana-de-açúcar para moagem, em meio ao tempo seco que prejudicou o desenvolvimento das lavouras desde 2014.
A companhia, uma joint venture da Cosan com a Shell, informou por meio de sua assessoria de imprensa que as usinas da empresa próximas a Bom Retiro vão processar a cana que seria moída na usina.
Segundo a assessoria, a suspensão das atividades na Bom Retiro ocorre "majoritariamente" pela escassez de matéria-prima, uma vez que não seria viável manter a usina funcionando, especialmente em um ambiente em que os preços do açúcar estão deprimidos.
Com a suspensão das atividades, 250 funcionários da Bom Retiro foram demitidos. Os outros 506 funcionários que atuavam na unidade serão realocados para outras usinas da Raízen.
A empresa destacou que, por se tratar de suspensão das operações da usina, e não fechamento, não há necessidade de se realizar baixa nos ativos, não havendo impacto no balanço financeiro da companhia.
A Raízen conta com 24 usinas de cana, com produção anual de cerca de 2 bilhões de litros de etanol, 4,5 milhões de toneladas de açúcar, gerando ainda mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana, informou a empresa recentemente.
Nas próximas duas safras, vai operar com 23 usinas.
A ação da Cosan subiu mais de 5% por cento nesta quinta-feira, enquanto o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subiu 0,8%.
(Por Roberto Samora)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.