IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IGP-M fica praticamente estável em março com recuo dos preços no atacado, diz FGV

30/03/2017 08h47

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve ficou praticamente estável em março ao registrar variação positiva de 0,01 por cento, contra avanço de 0,08 por cento em fevereiro, com um recuo mais acentuado dos preços no atacado.

Os dados divulgados nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, apresentou queda de 0,17 por cento, após recuo de 0,09 por cento no mês anterior.

Somente os Bens Intermediários recuaram 0,39 por cento, após avanço de 0,99 por cento no mês anterior. A FGV destacou o subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção como principal responsável pela queda.

Já os Produtos Agropecuários tiveram queda de 0,99 por cento no mês, ante recuo de 0,88 por cento em fevereiro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 0,38 por cento, após alta de 0,39 por cento em fevereiro.

A principal contribuição para esse resultado, segundo a FGV, partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, com recuo de 0,29 por cento ante alta de 2,15 por cento em fevereiro, com destaque para o comportamento do item cursos formais.

Por outro lado o grupo Alimentação passou a mostrar alta de 0,40 por cento nos preços em março, após queda de 0,22 por cento anterior, com destaque para hortaliças e legumes.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou a alta a 0,36 por cento, contra 0,53 por cento antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Thaís Freitas)