IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yellen diz que crescimento de 3% dos EUA é "bastante desafiador"

13/07/2017 14h57

WASHINGTON (Reuters) - Seria "bastante desafiador" para os Estados Unidos alcançar a meta de crescimento de 3 por cento que o presidente Donald Trump determinou, afirmou nesta quinta-feira a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, em uma audiência a um painel do Senado focada em reforma regulatória e discussão sobre produtividade.

Trump prometeu elevar o crescimento anual para 3 por cento, média da maior parte dos últimos 70 anos, e se baseou em um plano tributário anterior para alcançar esse número.

O Fed, o Escritório de Orçamento do Congresso e outros acreditam que o envelhecimento da população e a produtividade fraca indicam que o potencial de crescimento da economia mudou para cerca de 2 por cento ou menos --fato que tem profundos efeitos sobre a riqueza nacional já que o ritmo mais lento se agrava ao longo do tempo.

"Acho que é alto que seria fantástico se pudesse ser alcançado", disse Yellen na audiência do comitê do Senado.

"Acho que seria bastante desafiador" e exigiria uma série de mudanças, de reforma tributária e um sistema de educação melhor que se some à produtividade do trabalho.

As declarações de Yellen para o Comitê do Senado sobre Questões Bancárias, de Moradia e Urbanas foi bem parecido com a sessão dela no Comitê da Câmara na quarta-feira, onde ela disse que os planos do Fed para mais altas graduais dos juros e uma lenta redução de seu balanço patrimônio estão no rumo certo.

(Reportagem de Howard Schneider)