IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Leilão de PEP de milho volta a contemplar MT; prêmios sobem

15/08/2017 19h19

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A demanda por milho de avicultores da região Norte do país fez com que o governo voltasse a incluir Mato Grosso entre os Estados contemplados no próximo leilão de Prêmio do Escoamento do Produto (PEP), previsto para ser realizado na próxima quinta-feira, disse à Reuters o Ministério da Agricultura, por meio de nota.

A última vez em que Mato Grosso participou do PEP de milho foi em 20 de julho, quando 100 por cento da oferta foi negociada. Mas desde então o Estado, maior produtor nacional do grão, ficou de fora dos pregões.

"Retiramos a oferta dos leilões de PEP, pois o interesse estava maior no Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural). Voltamos a ofertar no PEP para atender a demanda de avicultores da região Norte. A escolha dos Estados a serem contemplados depende do preço de mercado", explicou o Ministério da Agricultura.

A inclusão de Mato Grosso para o leilão de PEP de milho desta semana consta do edital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que, procurada pela Reuters, informou, via assessoria de imprensa, ser apenas responsável pela operacionalização do mecanismo.

Conforme o edital, Mato Grosso poderá negociar até 120 mil toneladas de milho no PEP. Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal também poderão participar do leilão, dividindo outras 120 mil toneladas.

    Para o mesmo dia está previsto mais um leilão de Pepro, envolvendo 578 mil toneladas de milho e contemplando Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

O Pepro é voltado para agricultores, enquanto o PEP é para comerciantes e indústrias.

    Até agora em 2017, a subvenção concedida ao milho já é a maior em quatro anos, com mais de 7 milhões de toneladas, enquanto o governo tenta sustentar os preços pagos aos agricultores, diante de uma safra recorde.

PRÊMIOS MAIS ALTOS

A Conab divulgou nesta terça-feira prêmios iniciais mais altos a serem disputados no leilão de quinta-feira, em comparação com a última operação em que agentes de Mato Grosso puderam participar, em 20 de julho, quando a subvenção para 100 por cento da oferta de 180 mil toneladas foi negociada.

Os prêmios para a região Norte de Mato Grosso foram estabelecidos em 0,0943 real por quilo de milho, ante 0,0886 real/quilo na operação de 20 de julho, o que pode atrair os participantes.

Os prêmios também subiram para outras regiões de Mato Grosso e também para negócios com o produto de Goiás/Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, na comparação com julho e ante a operação anterior para essas últimas regiões.

http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_08_15_17_35_09_comu_171.pdf

http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_07_18_17_44_30_comu_149.pdf

(Com reportagem adicional de Roberto Samora)