Bolsas

Câmbio

CMN define critério para cálculo da TLP

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta segunda-feira a metodologia para cálculo da Taxa de Longo Prazo (TLP), que será a referência para empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de 2018.

A TLP também será referência para remuneração dos recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM). 

Segundo comunicado do Banco Central, a TLP será composta pela variação do IPCA e por uma taxa de juros prefixada, definida na data de contratação da operação de financiamento. 

O BC divulgará a parte prefixada da TLP, mensalmente. A parte prefixada da TLP será divulgada no último dia útil do mês anterior ao mês de sua vigência e o cálculo terá como base a média diária de três meses da NTN-B de cinco anos.

O presidente Michel Temer sancionou na última sexta-feira a lei que institui a TLP, que substituirá gradualmente a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos