IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial no Brasil tem queda inesperada em agosto mas movimento é pontual, diz IBGE

Marcelo Justo/Folhapress
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

03/10/2017 10h09

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A indústria brasileira encolheu inesperadamente em agosto, interrompendo quatro meses seguidos de alta, pressionada principalmente pelo setor de alimentos, movimento entretanto que não tende a atrapalhar o ritmo de recuperação do setor.

A produção industrial no Brasil caiu 0,8% em agosto sobre julho, informou nesta terça-feira (3) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), contra expectativa de estabilidade em pesquisa da agência de notícias Reuters com analistas. Esse é o resultado mais fraco desde março (-1,6%).

Na comparação com agosto de 2016, o setor avançou 4%, enquanto a mediana das projeções na pesquisa era de alta de 4,8%. Ainda assim, é o melhor resultado para o mês nessa base de comparação desde 2010.

"A queda da produção em agosto foi concentrada em poucos grupos, mas de muita relevância. Não é um rompimento de tendência, parece ser um movimento pontual e concentrado. A conjuntura não mudou", afirmou o coordenador da pesquisa no IBGE, André Macedo

O destaque em agosto ficou para o recuo de 5,5% na produção de alimentos após três meses consecutivos de ganhos, devido, principalmente, à produção menor de açúcar. O mesmo aconteceu em outros setores, como atividade extrativa, de máquinas e equipamentos e de derivados de petróleo.

Entre as categorias econômicas, segundo o IBGE, a maior queda mensal aconteceu em bens intermediários, de 1%. Por outro lado, a produção de bens de consumo duráveis apresentou avanço de 4,1% em agosto.

A indústria no país tem se favorecido dos níveis baixos de juros e inflação, o que incentiva o consumo. O mercado de trabalho também vem dando indicações de melhora, com a taxa de desemprego recuando para 12,6% no trimestre até agosto, dando base para a recuperação da economia após a recessão que afetou o país.

Como é difícil encontrar um produto "Made In Brazil" no comércio local

UOL Notícias