IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Relator da Previdência faz apresentação informal de nova versão da reforma no plenário da Câmara

Temer pede apoio da população para aprovar reforma da Previdência

UOL Notícias

14/12/2017 17h02

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), fez uma apresentação informal no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (14), dos pontos da nova versão da proposta, mais enxuta, que deve sofrer mais uma alteração para incorporar regra de transição para servidores que entraram na ativa antes de 2003.

A mudança que ainda deve ser promovida no texto corresponde a um pedido do PSDB, para angariar mais apoio dentro da bancada tucana.

Leia também:

O novo texto da reforma, mais suavizado em relação ao aprovado pela comissão especial da Câmara, mantém a definição de uma idade mínima para aposentadoria --65 anos para os homens e 62 para as mulheres-- e as regras de transição para o novo regime. Mas suaviza outras regras na intenção de tornar o texto mais palatável.

A apresentação do relator nesta quinta-feira não tem efeito regimental na tramitação da proposta, já que sua discussão só será iniciada no dia 5 de fevereiro, segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A votação está marcada para 19 de fevereiro.

Funciona, no entanto, como uma sinalização política e cumpre, pelo menos simbolicamente, a intenção de governistas que pretendiam garantir já a apresentação do novo texto no plenário nesta quinta.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)