Bolsas

Câmbio

Ações europeias atingem mínima de seis meses com volatilidade agitando mercados

Danilo Masoni

MILÃO (Reuters) - Os principais índices acionários europeus atingiram seu nível mais baixo desde agosto de 2017 nesta terça-feira diante da onda de vendas generalizadas globais, com aumento da volatilidade em meio às crescentes preocupações sobre a inflação e os rendimentos dos títulos.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 2,5%, a 1.463 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 2,41%, a 373 pontos.

Todos os índices setoriais ficaram território negativo, levando o STOXX 600 a cair pela sétima sessão seguida, enquanto o índice de volatidade do STOXX registrou alta de 60%, seu maior ganho porcentual diário da história.

"As movimentações dos preços são claramente direcionadas por fatores técnicos, ligados ao brutal despertar da volatilidade acionária", disse o chefe de gerenciamento de ativos da JCI Capital Ltd Alessandro Balsotti. "Estamos sem dúvida em águas não navegadas."

Wall Street recuou ao redor de 4% na véspera, mas suas perdas eram limitadas nesta terça-feira, com o Dow Jones caindo 0,6% e o S&P 500 recuando 0,9%.

A forte venda foi seguida de um relatório do mercado de trabalho norte-americano mais forte do que o esperado, na semana passada, que elevou as preocupações sobre a inflação e de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevará as taxas de juros num ritmo mais rápido do que o esperado.

Embora o abrupto declínio em Wall Street de suas máximas históricas tenha se espalhado para outros mercados, alguns investidores acreditam que as ações europeias poderiam ter performance melhor que as norte-americanas, já que os ciclos de política econômica e monetária da região estão em fase menos madura.

Entre os setores com maiores quedas estava o bancário, com recuo de 2,8%.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 2,64%, a 7.141 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,32%, a 12.392 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,35%, a 5.161 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,08%, a 22.347 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,53%, a 9.810 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,46%, a 5.326 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos