China faz importantes mudanças em sua equipe econômica
PEQUIM, 19 Mar (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, promoveu um importante confidente seu para uma das posições mais importantes do governo nesta segunda-feira (19), enquanto Pequim vive uma batalha contra financiamentos mais arriscados e acumulação de dívidas que podem representar riscos sistêmicos para a segunda maior economia do mundo.
Liu He foi elevado a vice-primeiro-ministro pelo Parlamento do país ao mesmo tempo em que os Estados Unidos pressionam a China a reduzir seu superávit comercial em US$ 100 bilhões. Liu, 66 anos, educado em Harvard, foi o enviado mais proeminente para visitar Washington recentemente para evitar o surgimento de uma guerra comercial.
Enquanto a maioria das mudanças de pessoal na equipe econômica do governo foi amplamente antecipada, a escolha de Yi Gang como o novo chefe do Banco do Povo, banco central do país, foi inesperada.
Sua nomeação é vista como continuidade da política monetária, mesmo que um dos maiores bancos centrais do mundo esteja ganhando consideráveis novos poderes regulatórios.
Yi terá seu primeiro teste de peso nesta semana, quando o Federal Reserve, banco central norte-americano, deverá aumentar as taxas de juros em 21 de março, um dia após o fim do parlamento anual da China.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.