IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia dos EUA está em "boa posição" para que aumentos de juros continuem, diz Bostic, do Fed

18/06/2018 14h34

Por Howard Schneider

SAVANNAH, EUA (Reuters) - A economia dos Estados Unidos "parece estar em uma boa posição" que deve permitir ao banco central norte-americano que continue com a elevar a taxa de juros, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic.

Bostic disse que a taxa de juros do Fed está "se aproximando" de uma taxa neutra em que não encoraja nem desestimula gastos e investimentos, e que está confortável em continuar com esses aumentos enquanto o crescimento se mantiver.

"Se os dados recentes se desdobrarem de maneira semelhante às minhas perspectivas, estou confortável em continuar a levar a política monetária para uma postura mais neutra", disse Bostic em declarações preparadas para o Rotary Club de Savannah.

Embora ele não tenha especificado em seu texto preparado quantos aumentos dos juros espera este ano, ele já disse no passado que pelo menos um e talvez mais dois aumentos poderiam ser apropriados se a economia continuar crescendo conforme o esperado.

Isso alinha Bostic com o atual consenso no Fed. Em sua reunião na semana passada, os membros do banco central elevaram os juros e indicaram que provavelmente o farão mais duas vezes este ano.

Um forte crescimento recente deixou os objetivos de uma taxa de desemprego baixa e inflação estável em vista. Embora ele tenha dito que parte dessa força recente provavelmente será temporária, também há poucos sinais de um aumento "dramático" na inflação ou de um aumento "insustentável" nos salários.

"Com as condições razoavelmente próximas do mandato duplo do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) de pleno emprego no contexto de preços estáveis, o verdadeiro trabalho começa... Queremos assegurar que a economia não está superaquecendo, mas também não queremos que a política monetária se torne restritiva demais a ponto de ameaçar sufocar a expansão."

(Por Howard Schneider)