Índices chineses e de Hong Kong sobem com expectativa de novas negociações comerciais com os EUA
XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários avançaram na China e em Hong Kong nesta quinta-feira e o iuan se firmou depois que os Estados Unidos convidaram Pequim a retomar as negociações comerciais, oferecendo expectativas de que os dois lados possam recuar da beira de uma guerra comercial plena.
O índice de Xangai teve alta de 1,1 por cento, após ter fechado em seu menor nível desde janeiro de 2016 na quarta-feira.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, também avançou 1,1 por cento, com o subíndice de empresas de títulos registrando ganhos de 1,4 por cento, o setor imobiliário subindo 0,8 por cento, enquanto o subíndice do setor industrial avançou 1 por cento.
"A guerra comercial tem sido um tema quente no mercado durante todo o ano. A falta de clareza tem sido uma grande influência no mercado de ações de grandes empresas e ter um bom sinal neste ponto certamente tem um efeito", disse Li Zheming, analista da Datong Securities.
O subíndice de saúde do CSI300, que mais cedo havia caído até 5 por cento e pesava sobre o índice, reduziu as perdas e recuou 1,8 por cento.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou seu maior ganho diário desde 25 de maio de 2016 ao saltar 2,5 por cento, para 27.014,49 pontos.
A atenção do mercado se voltou para a situação comercial depois que a China afirmou nesta quinta-feira que recebeu bem o convite dos Estados Unidos para realizar uma nova rodada de discussões comerciais, no momento em que Washington se prepara para intensificar a guerra comercial entre os dois países com tarifas sobre 200 bilhões de dólares em bens chineses.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,96 por cento, a 22.821 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,54 por cento, a 27.014 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,15 por cento, a 2.686 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,08 por cento, a 3.236 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,14 por cento, a 2.286 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,04 por cento, a 10.727 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,23 por cento, a 3.131 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,76 por cento, a 6.128 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.