IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretor de Política Econômica do BC deve continuar por 'tempo considerável'

16/11/2018 08h08Atualizada em 16/11/2018 10h33

SÃO PAULO (Reuters) - A atual diretoria do Banco Central se colocou a disposição do economista Roberto Campos Neto, indicado para assumir o comando da autoridade monetária no próximo governo. O diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, já acertou que deverá permanecer no cargo por "tempo considerável", disse o BC em comunicado nesta sexta-feira.

O nome de Campos Neto para substituir Ilan Goldfajn no comando do BC foi confirmado na quinta-feira pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. A indicação de Campos Neto será submetida à apreciação pelo Senado Federal.

"...os atuais diretores colocaram-se à disposição do presidente indicado Roberto Campos Neto. Em particular, o diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, já chegou a entendimento com o presidente indicado do BC para permanecer no cargo por tempo considerável", disse a assessoria do BC, em nota.

Viana ocupa o cargo de diretor de Política Econômica desde julho de 2016. Ele foi economista-chefe do Opportunity Asset Management e da BBA-Capital, além de sócio da Kyros Investimentos. Entre 2007 e 2011, passou ainda pelo Federal Reserve Nova York, onde atuou como economista sênior.

Viana se formou em Ciências Econômicas na PUC-Rio, onde completou o mestrado. Também fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade Princeton, nos EUA.

A equipe de Bolsonaro também anunciou que o economista Mansueto Almeida permanecerá no cargo de Secretário do Tesouro Nacional, que ocupa desde abril de 2018.

(Por Camila Moreira; Edição de Raquel Stenzel)