IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC adia para agosto nova regra sobre recebíveis de cartões

Por Aluísio Alves

13/02/2019 19h22

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central adiou novamente, desta vez para agosto, a entrada em vigor de novas regras sobre o uso de recebíveis de cartões por lojistas para obtenção de crédito.

"As instituições credenciadoras ficam dispensadas, até o dia 9 de agosto de 2019... da celebração de contratos de parceria com subcredenciadores cuja participação na liquidação centralizada seja facultativa no papel de pagador aos usuários finais recebedores", afirmou o BC nesta quarta-feira (13).

Segundo o BC, o adiamento foi uma forma encontrada para dar mais prazo para que as chamadas subcredenciadores se adaptem a mudanças tecnológicas com o novo sistema.

No fim de 2018, o governo aprovou medida para permitir que o volume de ativos dado pelo lojista em garantia à operação seja proporcional ao crédito tomado, liberando o excedente para ser usado como garantia para outras operações de crédito.

Para funcionar, no entanto, a mudança depende de um aparato sistêmico com liderança do BC, que ainda está sendo desenvolvido.

O novo sistema deveria entrar em vigor em 31 de janeiro, dia em que o BC anunciou o adiamento da nova regra para 8 de abril.