IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços do petróleo caem mais de 3% após Trump culpar Opep por preços "muito altos"

Laila Kearney

25/02/2019 19h28

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo caíram mais de 3 por cento nesta segunda-feira, em sua maior queda percentual diária neste ano, após o presidente dos EUA, Donald Trump, pedir à Opep que reduza seus esforços para impulsionar os preços do produto, os quais estariam "ficando muito altos".

Os futuros do petróleo Brent caíram 2,36 dólares, ou 3,5 por cento, fechando a 64,76 dólares por barril. O petróleo dos EUA fechou em queda de 1,78 dólar, ou 3,1 por cento, a 55,48 dólares o barril.

"Os preços do petróleo estão ficando muito altos. Opep, por favor, relaxe e vá com calma. O mundo não pode suportar essa alta --frágil!", escreveu Trump, no mais recente de uma série de tuítes sobre os preços do petróleo desde abril de 2018.

Os comentários desencadearam uma onda de vendas que parou o avanço da sessão de sexta-feira, quando ambas as referências atingiram máximas de mais de três meses por expectativas de menores suprimentos e crescentes esperanças quanto a um acordo comercial entre EUA e China.

"Acredito que aquele tuíte estabeleceu um grande impulso para baixo no começo do dia, e não nos recuperamos", declarou Michael O'Donnell, estrategista sênior de mercado da RJO Futures em Chicago.

Os preços do petróleo subiram cerca de 20 por cento desde o começo do ano, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtores não-membros, como a Rússia, cortaram produção para reduzir um excesso global.

"Parece que Trump está tentando microgerenciar o petróleo... para manter produção forte o suficiente para que os suprimentos globais sigam positivos", disse em nota a clientes Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates.

(Reportagem de Amanda Cooper e Noah Browning em Londres; reportagem adicional de Henning Gloystein e Ron Bousso)