Gol e Latam entram em processo de aquisição de ativos da Avianca Brasil
SÃO PAULO, 3 Abr (Reuters) - A Gol e a Latam Airlines Brasil, afiliada da Latam Airlines, disseram nesta quarta-feira que fariam ofertas de pelo menos US$ 70 milhões por alguns ativos da Avianca Brasil, companhia aérea que está em recuperação judicial.
As duas empresas disseram que foram abordadas pelo fundo Elliott Management, maior credor no âmbito do processo de recuperação judicial.
No mês passado, a Azul assinou um acordo não vinculante de US$ 105 milhões para a compra de alguns ativos da Avianca Brasil. Uma fonte envolvida no processo de recuperação disse na semana passada que desentendimentos entre a Azul e os credores ameaçaram atrapalhar a oferta. A Azul não quis comentar sobre a situação da oferta.
Por volta de 11:05, as ações preferenciais da Gol subiam 0,83%, enquanto o Ibovespa tinha elevação de 0,52%. A Azul caía 1,16%.
No Chile, as ações da Latam tinham acréscimo de 0,87%.
Em comunicado, a Gol disse que a proposta prevê a separação dos direitos de uso de horários de pouso e decolagem de voos da companhia, além do programa de pontos Amigo, para que possam ser vendidos separadamente a qualquer empresa interessada no processo de leilão.
Se aprovado pela Avianca Brasil, a Gol disse que o acordo será apresentado aos credores da companhia na próxima Assembleia Geral marcada para a próxima sexta-feira.
Pelo plano proposto, segundo a Gol, serão constituídas sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), que irão a leilão no processo de recuperação judicial da Avianca Brasil. Seis delas terão os direitos de uso dos horários de pouso e decolagem de voos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ), bem como os certificados de operador aéreo. A última unidade trará os ativos relacionados ao programa de pontos Amigo.
A Gol e a Latam disseram que já se comprometeram a apresentar uma oferta no valor mínimo de 70 milhões de dólares por pelo menos uma das UPIs.
A Gol informou que também se comprometeu a adquirir da Elliott 5 milhões de dólares em financiamentos pós-concursais, na medida em que estes forem concedidos por ela à Avianca Brasil, entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira.
A Gol poderá conceder financiamentos adicionais no montante de até 8 milhões de dólares no curso das próximas semanas para promover a liquidez da companhia.
"Simultaneamente, a Gol concederá um adiantamento para a Elliott no valor de 35 milhões de dólares. Este montante será restituído caso a Gol ou outro interessado adquira a respectiva UPI no leilão, ou ainda se outro plano de recuperação judicial que envolva venda de horários de pouso e decolagem for considerado válido e aconteça com sucesso", afirmou a nota.
Em contrapartida, pela concessão do adiantamento, a Elliott pagará para pagará para a Gol uma parcela dos recursos efetivamente recuperados no processo de recuperação judicial.
A Latam disse que se comprometeu em fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos 13 milhões de dólares para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das operações.
"Toda e qualquer aprovação governamental e antitruste necessária para a aquisição da UPI deverá ser fornecida previamente ao fechamento de qualquer transação em favor da Latam Airlines Brasil", disse a Latam.
Na mesma linha, a Gol disse que todo o processo passará pela análise e aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
(Por Paula Arend Laier e Marcelo Rochabrun)
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