IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bitcoin recua após Powell defender pausa em projeto de moeda digital do Facebook

Por Tom Wilson

11/07/2019 10h52

LONDRES (Reuters) - O bitcoin recuava nesta quinta-feira, ampliando as perdas um dia depois que o chariman do Federal Reserve, Jerome Powell, pedir interrupção no projeto de moeda digital do Facebook até que preocupações com questões que vão de privacidade até lavagem de dinheiro sejam resolvidas.

O bitcoin inicialmente caiu 7,7% mais cedo nesta quinta-feira, para 11.164 dólares, após uma queda de 3,8% na véspera, ocorrida depois dos comentários de Powell. Às 10h48, a moeda digital original exibia baixa de 3,7 por cento, cotada a 11.649 dólares.

"Esta é uma resposta direta ao depoimento de Powell e comentários sobre a libra do Facebook, e as implicações que poderia criar para todo o setor da criptomoedas", disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da plataforma OANDA.

"A libra levanta muitas preocupações sérias com relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira", disse Powell ao comitê de serviços financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Ele acrescentou que não acredita que o projeto do Facebook possa prosseguir a menos que as preocupações sejam resolvidas.

A criptomoeda proposta pela rede social atraiu forte atenção de formuladores de políticas monetárias e reguladores financeiros ao redor do globo. Powell disse que as regras existentes não se ajustam ao mundo das moedas digitais.

O bitcoin acumulou alta de quase 55% em nove dias depois que o Facebook anunciou planos para a libra em 18 de junho, atingindo um pico em 18 meses de quase 14 mil dólares. O projeto aumentou as esperanças de que as criptomoedas possam conseguir uma aceitação mais ampla.