IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inflação baixa quer dizer que Brasil tem condições de reduzir juros, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala durante seminário sobre a MP da Liberdade Econômica - Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala durante seminário sobre a MP da Liberdade Econômica Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Da Reuters

09/10/2019 16h54

O cenário de inflação baixa mostra que o país pode reduzir juros, afirmou hoje o ministro da Economia, Paulo Guedes, após divulgação de deflação no mês de setembro.

"(Dado da inflação) mostra que está tudo sob controle, isso é bom. Inflação baixa quer dizer que o Brasil tem condições de baixar juros", disse o ministro a jornalistas, depois de visita institucional ao jornal Folha de S.Paulo na capital paulista.

"O que está acontecendo é que a economia está começando a crescer e com a inflação baixa", acrescentou.

O índice de inflação IPCA registrou queda de 0,04% em setembro, divulgou o IBGE nesta manhã, acumulando em 12 meses um crescimento de 2,89% —bem abaixo da meta para este ano de 4,25%, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O BC cortou a Selic para 5,50% ao ano no mês passado e sinalizou espaço para novo afrouxamento, o que fez economistas ajustarem suas apostas recentemente. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para os dias 29 e 30 de outubro.

Pacto federativo

Questionado sobre os próximos passos do governo, Guedes reiterou nesta quarta-feira que, após a votação da reforma da Previdência no Senado, o pacto federativo entrará em pauta.

"Próxima fase é o pacto federativo, reforma administrativa é um capítulo desse plano maior que é o pacto federativo", disse ele, em breve fala.