IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bank of America registra lucro acima de estimativas com aumento de taxas de consultoria

16/10/2019 10h13

Por Anirban Sen e Imani Moise

(Reuters) - O Bank of America registrou lucro trimestral acima das estimativas de Wall Street, pois ganhou mais com taxas de consultoria e aumentou sua carteira de empréstimos, aliviando as preocupações de que taxas de juros mais baixas afetassem o crescimento do segundo maior banco dos EUA.

Os serviços bancários ao consumidor - seu maior negócio - mostrou força diante das incertezas nos mercados financeiros globais e reforçou o otimismo sobre a saúde financeira dos indivíduos.

"Em uma economia em crescimento moderado, nos concentramos em impulsionar coisas controláveis", afirmou o presidente-executivo Brian Moynihan em comunicado.

O BofA sofreu um pequeno impacto em seu spread e registrou uma queda de 4 pontos base em sua margem financeira para 2,41% no terceiro trimestre. Mas um crescimento de 5% no total de empréstimos ajudou a superar o impacto de taxas mais baixas.

Junto com isso, o forte desempenho no banco de investimento e na negociação de ações elevou a receita total para além das expectativas de Wall Street.

A receita de taxas de banco de investimento aumentou 40%, enquanto a receita de serviços bancários ao consumidor - seu maior negócio - aumentou 3%, para 9,7 bilhões de dólares.

O lucro líquido aplicável aos acionistas ordinários caiu 21%, para 5,27 bilhões de dólares, ou 0,56 dólar por ação, atingido por uma taxa de depreciação de 2 bilhões de dólares.

A receita, líquida de despesas com juros, subiu ligeiramente para 22,96 bilhões de dólares.

Os analistas esperavam um lucro de 0,51 dólar por ação e receita de 22,79 bilhões de dólares, segundo dados do Refinitiv do IBES.

(Por Anirban Sen em Bangalore, e Imani Moise em Nova York)