PUBLICIDADE
IPCA
-0,31 Abr.2020
Topo

Brasil não vai escapar de consequências, mas crise internacional pode ser oportunidade, diz Maia

Rodrigo Maia - Alan Teixeira/Divulgação
Rodrigo Maia Imagem: Alan Teixeira/Divulgação

Pedro Fonseca

No Rio de Janeiro

09/03/2020 07h50

A piora na economia internacional terá consequências inevitáveis para o Brasil, mas a crise global pode representar uma oportunidade para o país somar forças em busca de soluções necessárias e urgentes, afirmou ontem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acrescentando que o Congresso está pronto para avançar com a agenda de reformas.

Temores sobre o impacto econômico do coronavírus no mundo têm afetado duramente os mercados nas últimas semanas, levando a uma escalada do dólar frente ao real. Hoje, uma forte queda dos preços do petróleo atingia os mercados financeiros em todo o mundo.

"O cenário internacional exige seriedade e diálogo das lideranças do país. A situação da economia mundial se deteriora rapidamente. O Brasil não vai escapar de sofrer as consequências dessa piora global. É preciso agir já com medidas emergenciais", disse Maia em publicação no Twitter.

"O Congresso está pronto para avançar com as reformas necessárias capazes de restabelecer a confiança. Se agora os poderes da República agirem em harmonia e com espírito democrático, esta crise pode virar uma oportunidade de se somar forças em busca das soluções necessárias e urgentes", acrescentou.

Maia tem pressionado o governo a formalizar o envio da reforma administrativa ao Congresso, ao mesmo tempo em que tramita devagar a reforma tributária — as duas próximas prioridades da agenda de reformas após a aprovação da reforma da Previdência no ano passado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou viagem aos Estados Unidos nesta semana para ficar no Brasil para a defesa e o encaminhamento das reformas econômicas.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Paulo Guedes diz que dólar pode chegar a R$ 5

Band Notí­cias

Economia