IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mnuchin pede a Congresso que aprove forte alívio econômico até próxima semana

19/03/2020 10h28

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, pediu nesta quinta-feira ao Congresso que aja rapidamente para aprovar uma medida de alívio econômico de 1 trilhão de dólares até o início da próxima semana, dizendo esperar suporte bipartidário para o projeto que promete entregar dinheiro aos norte-americanos durante a crise do coronavírus.

Mnuchin, em entrevista à Fox Business Network, afirmou que o governo está focado em fornecer liquidez a empresas e que não tem problemas em emitir mais dívida, mas que espera que os empréstimos a empresas sejam pagos.

O Congresso está adotando seu terceiro pacote legislativo para tratar da pandemia de coronavírus à medida que a resposta à crise fecha as empresas norte-americanas e pressiona o sistema de saúde do país.

Os parlamentares já aprovaram um plano de mais de 105 bilhões de dólares para limitar os danos causados pela pandemia de coronavírus através de testes gratuitos, licença médica paga e gastos ampliados com rede de segurança, além de uma medida de 8,3 bilhões para combater a propagação do patógeno e desenvolver vacinas. O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou os dois projetos.

O governo Trump agora quer outros 1,3 trilhão de dólares em ajuda para apoiar empresas e cidadãos norte-americanos prejudicados economicamente pelo vírus, com Mnuchin dizendo que o plano não é um resgate para as empresas.

"Nós vamos superar isso", disse Mnuchin. "Esta não é a crise financeira que continuará por anos".

Mnuchin também rejeitou qualquer sugestão de que as tarifas dos EUA vão manter remédios de fabricação chinesa fora dos Estados Unidos.

(Reportagem de Andrea Shalal e Doina Chiacu)