IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Qatar Airways pede que Boeing e Airbus não resistam a adiamentos de pedidos

Airbus/Divulgação
Imagem: Airbus/Divulgação

Por Alexander Cornwell

02/06/2020 10h09

O presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar al-Baker, alertou nesta terça-feira a Airbus e a Boeing para não resistirem aos pedidos da companhia de adiar a entrega de aeronaves, em uma batalha sobre quem deve suportar a pressão causada pelo coronavírus.

A companhia aérea estatal, cujo presidente-executivo é mais conhecido por criticar atrasos nas fabricantes de aeronaves, está agora em negociações para adiar as entregas devido ao impacto da crise.

"Estamos negociando com a Boeing e a Airbus para cumprir nosso requisito de adiamento e esperamos que ambas as fabricantes o façam", disse ele à Reuters por telefone.

"Eles não têm outra alternativa a cumprir e, se dificultarem, nós manteremos isso em mente e não voltaremos a negociar com eles."

A Qatar Airways encomendou dezenas de bilhões de dólares em aeronaves às duas maiores fabricantes de aviões do mundo.

Mas depois de uma queda na demanda por viagens aéreas, a empresa disse que não tem espaço para novas aeronaves e reduzirá sua frota de cerca de 200 jatos.

Baker disse que esperava alcançar acordos com a Airbus e a Boeing, mas que a companhia aérea cancelaria pedidos se isso não fosse possível.

A Boeing se recusou a comentar. A Airbus disse que as negociações com clientes eram confidenciais.

A companhia aérea planeja manter cerca de 20% de sua frota estacionada no futuro próximo e não espera voar para todos os 165 destinos que possuía antes da pandemia até 2023, disse Baker.