Vale afirma que barragem da Mina da Mutuca perderá declaração de estabilidade
A mineradora Vale informou hoje que deu início, "de forma preventiva", ao protocolo de emergência Nível 1 de sua barragem 5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima, Minas Gerais, segundo comunicado ao mercado.
A barragem 5 teve declaração de condição de estabilidade (DCE) emitida em 31 de março de 2020, mas uma nova interpretação de parâmetros de resistência da unidade fará com que a DCE se torne negativa, acrescentou a companhia.
A Vale ressaltou, no entanto, não ver riscos à estrutura, que foi construída com solo compactado e alteamento para jusante e não recebe mais rejeitos de mineração.
"A partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura", afirmou a empresa.
A Vale destacou ainda que o acionamento do nível 1 do protocolo de emergência não requer retirada da população a jusante da barragem e que a medida "não impacta o plano de produção de 2020" da companhia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.