IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Azul e Latam começam codeshare com rotas compartilhadas no Brasil

Azul anunciou hoje acordo com a Latam para otimizar rotas - RAHEL PATRASSO
Azul anunciou hoje acordo com a Latam para otimizar rotas Imagem: RAHEL PATRASSO

Paula Arend Laier

Da Reuters, em São Paulo

12/08/2020 10h44

SÃO PAULO (Reuters) - A Azul anunciou nesta quarta-feira o começo do compartilhamento de voos com a Latam Airlines no Brasil, que prevê codeshare para 64 rotas no país, além de acúmulo de pontos nos programas de fidelidade das duas companhias.

O acordo foi anunciado em junho e ilustra como o setor aéreo está tentando otimizar a estrutura para enfrentar o impacto provocado no setor pela pandemia do Covid-19.

De 35 rotas que estão à venda a partir desta quarta-feira, 23 serão cumpridas pela Azul enquanto 12 terão operação pelas aeronaves da Latam. Até o fim de agosto, as companhias também iniciarão as vendas de outras 29 rotas do acordo, sendo 12 operações da Azul e 17 da Latam.

Neste primeiro momento, o codeshare terá pousos e decolagens nos aeroportos de Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), e Campinas (VCP), chegando, posteriormente, aos aeroportos de Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB) e São Paulo - Guarulhos (GRU).

"O início desse acordo vai ajudar nosso setor a oferecer mais opções de voos, horários e destinos a nossos clientes, sendo uma solução importante para recuperarmos com mais agilidade a demanda interna afetada pela pandemia", disse Abhi Shah, vice-presidente de receitas da Azul.

Por volta de 12:03, as ações da Azul cediam 0,77%, a 23,14 reais, enquanto o Ibovespa mostrava acréscimo de 0,14%. Mais cedo, os papéis da companhia aérea chegaram a subir a 24,70 reais, tendo ainda de pano de fundo acordo da Azul com arrendadores de aeronaves.

(Por Paula Arend Laier)