Confiança do consumidor no Brasil sobe em fevereiro após 4 perdas consecutivas, mostra FGV
A confiança do consumidor brasileiro quebrou uma sequência de quatro perdas mensais consecutivas para registrar alta em fevereiro, refletindo o impacto do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil e as perspectivas de mais auxílio emergencial para a população, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) hoje.
O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) avançou 2,2 pontos em fevereiro, a 78 pontos.
"O início da campanha de imunização contra a Covid-19 no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro", disse em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.
Mas ela alerta: "os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho (...)."
A FGV informou que, em fevereiro, houve melhora tanto da percepção dos consumidores sobre momento atual quanto das expectativas para os próximos meses.
O Índice de Situação Atual teve alta de 1,4 ponto, a 69,5 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) avançou 2,7 pontos, para leitura de 84,8.
Ainda assim, ambos seguem em um patamar desfavorável, segundo a FGV, abaixo da leitura de dezembro do ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.