IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GM faz parceria com startup de bateria de lítio-metal nos EUA

11/03/2021 18h38

Por Ben Klayman

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors Co anunciou nesta quinta-feira parceria com uma startup de baterias de lítio-metal para impulsionar o desenvolvimento de veículos com maior autonomia e baterias que ocupam menos espaço.

A GM acertou a parceria com a SolidEnergy Solutions(SES). A tecnologia da companhia vai permitir à GM reduzir o peso dos veículos elétricos. A GM afirmou que até meados desta década os packs de bateria Ultium da empresa serão projetados para custar 60% menos que os atuais. Os packs também terão o dobro da densidade de energia.

As empresas pretende construir uma linha de produção para um protótipo de bateria até 2023, afirmou a GM, que já investiu um montante não revelado na SES em 2015.

Células de baterias que usam lítio-metal no lugar de grafite convencional têm potencial para guardar mais energia e por isso fornecem mais autonomia ou podem ocupar muito menos espaço entregando uma autonomia semelhante.

No ano passado, a GM lançou as baterias Ultium como um pilar importante de seu esforço para reduzir custos e ampliar a autonomia dos veículos elétricos. A GM está construindo nos EUA uma fábrica de 2,3 bilhões de dólares de baterias Ultium em parceria com a LG Energy Solution.

A GM pretende parar de vender veículos leves movidos a gasolina e diesel até 2035. A empresa está investindo 27 bilhões de dólares em veículos elétricos e autônomos e planeja lançar 30 veículos elétricos globais até o final de 2025.