IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança da indústria no Brasil chega em julho ao maior nível desde janeiro, diz FGV

Os dados mostraram que o ICI (Índice de Confiança da Indústria) ganhou 0,8 ponto e foi a 108,4 pontos em julho - Getty Images
Os dados mostraram que o ICI (Índice de Confiança da Indústria) ganhou 0,8 ponto e foi a 108,4 pontos em julho Imagem: Getty Images

Camila Moreira

Em São Paulo

28/07/2021 08h23

A confiança da indústria brasileira registrou em julho leve avanço e chegou ao nível mais elevado desde o começo do ano depois do terceiro aumento seguido, apontou hoje a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Os dados mostraram que o ICI (Índice de Confiança da Indústria) ganhou 0,8 ponto e foi a 108,4 pontos em julho, chegando ao maior valor desde janeiro (111,3 pontos).

"A confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo influenciada por uma acomodação das avaliações sobre o momento em patamar alto mas com desaceleração do otimismo das empresas em relação aos próximos meses", explicou em nota Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE.

No mês de julho, o ISA (Índice de Situação Atual) subiu pela segunda vez, em 0,5 ponto, indo a 111,8 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas), indicador da percepção dos empresários sobre os próximos meses, teve alta de 0,9 ponto, a 104,9 pontos, no terceiro mês seguido de ganho mas desacelerando o ritmo de altas.

Mas Perdigão alertou para uma série de obstáculos que podem prejudicar o cenário à frente.

"As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumo, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses", disse ela.