PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

PIB foi afetado por queda no agronegócio e desagrada mercado, diz secretário da Economia

8.abr.2020 - O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, em coletiva do Ministério da Economia - Anderson Riedel/PR
8.abr.2020 - O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, em coletiva do Ministério da Economia Imagem: Anderson Riedel/PR

02/12/2021 10h32

O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quinta-feira que o desempenho da economia no terceiro trimestre foi fortemente afetado por um choque negativo no agronegócio, que sofreu contração de 8% sobre os três meses anteriores.

À Reuters, ele afirmou que esse dado conjuntural terá que ser levado em conta pela Secretaria de Política Econômica (SPE) em suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB).

"Vamos ter que verificar as implicações disso", afirmou.

Sachsida afirmou ser "evidente" que recuo de 0,1% do PIB entre julho e setembro sobre os três meses anteriores "acaba não agradando" o mercado, mas buscou ressaltar que geadas localizadas afetaram duramente a agropecuária.

"Vamos olhar o que é efeito de política econômica e o que é choque da natureza", disse ele.

O secretário frisou ainda que a taxa de investimento está no pico desde terceiro trimestre de 2014, "com grande diferença que agora o investimento é financiado por crédito livre e por instituições privadas".

PUBLICIDADE