Lucro da Gerdau dispara 237% no 4º tri, mas fica abaixo do esperado; ações recuam
Por Gabriel Araujo
(Reuters) - A siderúrgica Gerdau divulgou nesta quarta-feira um lucro líquido de 3,56 bilhões de reais no quarto trimestre, salto de 237% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelo setor de construção nos Estados Unidos e vendas à indústria no Brasil. O resultado, ainda assim, ficou abaixo da projeção de lucro líquido de 3,7 bilhões de reais, segundo a média das estimativas de analistas compiladas pelo Eikon, da Refinitiv.
Às 12h27, as ações preferenciais de Gerdau caíam 4% na bolsa de valores em São Paulo, também influenciadas pela queda nos preços do minério de ferro na Ásia. O Ibovespa cedia 0,38%.
A receita líquida da Gerdau subiu 58% no quarto trimestre, para 21,55 bilhões de reais, acima da expectativa do mercado de 20,75 bilhões de reais. O número foi impulsionado pelos preços mais altos das commodities e pela desvalorização do real, diante da conversão das receitas obtidas nos EUA, disse a Gerdau.
A receita líquida teve leve alta em relação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto o lucro líquido caiu 36% na comparação ao terceiro trimestre devido a fatores sazonais.
As vendas de aço da Gerdau no quarto trimestre totalizaram 3,16 milhões de toneladas, queda de 2% em relação a um ano antes, e a produção caiu 3%, para 3,28 milhões de toneladas.
Em um documento paralelo, a Gerdau anunciou estimativa de investimentos de cerca de 4,5 bilhões de reais em 2022, incluindo aproximadamente 500 milhões de reais em gastos previstos para 2021, mas que foram postergados devido às interrupções na cadeia de suprimentos.
Os investimentos em 2021 totalizaram 3 bilhões de reais, segundo a empresa.
((Reportagem de Gabriel Araujo e André Romani))
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.