Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Lucro da Gerdau dispara 237% no 4º tri, mas fica abaixo do esperado; ações recuam

23/02/2022 12h32

Por Gabriel Araujo

(Reuters) - A siderúrgica Gerdau divulgou nesta quarta-feira um lucro líquido de 3,56 bilhões de reais no quarto trimestre, salto de 237% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelo setor de construção nos Estados Unidos e vendas à indústria no Brasil. O resultado, ainda assim, ficou abaixo da projeção de lucro líquido de 3,7 bilhões de reais, segundo a média das estimativas de analistas compiladas pelo Eikon, da Refinitiv.

Às 12h27, as ações preferenciais de Gerdau caíam 4% na bolsa de valores em São Paulo, também influenciadas pela queda nos preços do minério de ferro na Ásia. O Ibovespa cedia 0,38%.

A receita líquida da Gerdau subiu 58% no quarto trimestre, para 21,55 bilhões de reais, acima da expectativa do mercado de 20,75 bilhões de reais. O número foi impulsionado pelos preços mais altos das commodities e pela desvalorização do real, diante da conversão das receitas obtidas nos EUA, disse a Gerdau.

A receita líquida teve leve alta em relação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto o lucro líquido caiu 36% na comparação ao terceiro trimestre devido a fatores sazonais.

As vendas de aço da Gerdau no quarto trimestre totalizaram 3,16 milhões de toneladas, queda de 2% em relação a um ano antes, e a produção caiu 3%, para 3,28 milhões de toneladas.

Em um documento paralelo, a Gerdau anunciou estimativa de investimentos de cerca de 4,5 bilhões de reais em 2022, incluindo aproximadamente 500 milhões de reais em gastos previstos para 2021, mas que foram postergados ​​devido às interrupções na cadeia de suprimentos.

Os investimentos em 2021 totalizaram 3 bilhões de reais, segundo a empresa.

((Reportagem de Gabriel Araujo e André Romani))