IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que Petrobras pode quebrar Brasil por aumentos do diesel

Presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Petrobras pode "quebrar o Brasil" se houver novos aumentos do diesel - Aleksandr_Vorobev/Getty Images
Presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Petrobras pode "quebrar o Brasil" se houver novos aumentos do diesel Imagem: Aleksandr_Vorobev/Getty Images

Lisandra Paraguassu

30/05/2022 11h03Atualizada em 30/05/2022 13h00

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (30) que a Petrobras pode "quebrar o Brasil" se houver novos aumentos do diesel, e atacou governadores por questionarem a redução do ICMS aprovada pela Câmara.

"É um crime se cobrar um real de ICMS por litro de óleo diesel", disse Bolsonaro durante entrevista à imprensa marcada para tratar das ações do governo federal em auxílio às vítimas das enchentes que mataram dezenas de pessoas em Pernambuco. O presidente, no entanto, acabou tratando de diversos outros assuntos não relacionados à tragédia, e disse que os governadores querem fazer caixa com ICMS mesmo já tendo recursos.

"Como alertei no mês passado, a Petrobras pode quebrar o Brasil com isso", seguiu o presidente.

Segundo Bolsonaro, o governo federal tenta encontrar formas legais, "sem interferir", de baixar o preço dos combustíveis.

Na semana passada, o governo anunciou mais uma troca na presidência da Petrobras, a terceira em três anos, em mais uma tentativa de controlar os reajustes nos preços dos combustíveis.