IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação ao consumidor nos Estados Unidos fica estável em julho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Lindsay Dunsmuir

10/08/2022 09h55

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos ficaram inalterados em julho devido a uma queda acentuada no custo da gasolina, proporcionando o primeiro sinal notável de alívio para os bolsos dos norte-americanos, que viram a inflação disparar nos últimos dois anos.

O índice de preços ao consumidor (IPC) permaneceu inalterado no mês passado após avançar 1,3% em junho, disse o Departamento do Trabalho disse nesta quarta-feira. O relatório, no entanto, mostrou que as pressões inflacionárias subjacentes permanecem elevadas enquanto o Federal Reserve pondera se deve ou não adotar outro aumento dos juros em setembro.

Economistas consultados pela Reuters projetavam aumento de 0,2% do índice em julho na esteira de queda de cerca de 20% no custo da gasolina. Os preços nas bombas dispararam na primeira metade do ano devido à guerra na Ucrânia, atingindo picos recordes de 5 dólares por galão em meados de junho, de acordo com dados da Associação Automobilística Americana (AAA).

Mas o Fed indicou que precisa ver vários meses de arrefecimento do crescimento dos preços antes de parar sua batalha contra a inflação —atualmente a mais alta em 40 anos.

Os preços ao consumidor têm subido devido a vários fatores, incluindo gargalos nas cadeias de suprimentos globais, estímulos fiscais maciços dos governos no início da pandemia de Covid-19 e a guerra da Rússia na Ucrânia.

Os alimentos são um dos componentes do índice que permaneceram elevados em julho, com alta de 1,1%, de 1,0% em junho.

Nos 12 meses até julho, os preços ao consumidor aumentaram 8,5%, abaixo do esperado, após taxa de 9,1% em junho. As pressões do núcleo da inflação, que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia, também mostraram alguns sinais encorajadores.

O núcleo do índice subiu 0,3% em julho depois de alta de 0,7% em junho, mas aumentou 5,9% nos 12 meses até julho, o mesmo ritmo que em junho.