IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Petrobras e Shell investem R$254 mi em laboratório de pesquisa para pré-sal

O laboratório vai viabilizar condições operacionais seguras semelhantes ao pré-sal brasileiro para testes de sistemas integrados. - fotoember/Getty Images
O laboratório vai viabilizar condições operacionais seguras semelhantes ao pré-sal brasileiro para testes de sistemas integrados. Imagem: fotoember/Getty Images

Letícia Fucuchima

Em São Paulo

19/04/2023 09h32

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira um acordo de cooperação com Shell e Senai Cimatec para a construção de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento voltado para o pré-sal, envolvendo investimentos de 254 milhões de reais.

O laboratório vai viabilizar condições operacionais seguras semelhantes ao pré-sal brasileiro para testes de sistemas integrados, disseram as empresas, e será construído no Senai Cimatec Park, localizado no Polo Petroquímico de Camaçari (BA).

O projeto será financiado pela Petrobras e Shell com recursos oriundos da cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A previsão é que o laboratório comece a operar em 2024.

Um poço de 300 metros de profundidade será perfurado no complexo. Conectado a ele, será construído um "flow loop", unidade fechada composta por tubulações, compressores e bombas que simula o fluxo de produção de petróleo e gás.

"Os testes possibilitam que toda a cadeia da indústria de óleo e gás se beneficie: submarina, 'topsides', operações de produção, elevação e escoamento do óleo do fundo do mar e processamento", afirmou a estatal em comunicado.