IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

BHP vê demanda da China com otimismo; produção trimestral de minério de ferro cai

20/04/2023 21h29

Por Sameer Manekar

(Reuters) - A mineradora global BHP Group Ltd disse nesta quinta-feira que está otimista sobre a demanda de seu principal consumidor, a China, e reafirmou sua perspectiva positiva para a demanda por commodities, mesmo com a empresa relatando uma produção de minério de ferro quase estável da Austrália Ocidental no terceiro trimestre.

Os preços do minério de ferro subiram no trimestre devido ao otimismo relacionado a uma recuperação econômica na China, principal consumidora, depois que o país aliviou algumas das principais restrições contra a Covid-19 em dezembro de 2022 e mudou sua política para o setor imobiliário em declínio.

"Recentes compromissos com clientes na China e na Índia reafirmaram nossa perspectiva positiva para a demanda de commodities", disse o CEO da BHP, Mike Henry.

"A recuperação econômica da China e o sólido impulso no crescimento da siderurgia da Índia (estão) ajudando a compensar o impacto da desaceleração do crescimento nos EUA, Japão e Europa", acrescentou Henry.

A maior mineradora listada do mundo reafirmou sua previsão anual para a produção de minério de ferro da Austrália Ocidental de 278 milhões a 290 milhões de toneladas, e o custo unitário adicional do minério de ferro da Austrália Ocidental foi projetado em 18 a 19 dólares por tonelada.

A BHP, que deve assumir o controle da mineradora de cobre OZ Minerals a partir de maio, manteve seu guidance de produção de cobre entre 1.635 mil toneladas e 1.825 mil, apesar de reduzir a previsão de produção do projeto de cobre Escondida no Chile para entre 1.050 mil e 1.080 mil toneladas.

Para o terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de março, a gigante da mineração relatou que a produção de minério de ferro das minas que opera na Austrália Ocidental foi de 66,2 milhões de toneladas durante o período de janeiro a março, em comparação com 66,7 milhões um ano antes, já que manteve suas operações fechadas por um dia após uma fatalidade na unidade.

O Morgan Stanley estava estimando uma produção de 67,4 milhões de toneladas.

Na véspera, a concorrente Rio Tinto, maior produtora de minério de ferro do mundo, reportou embarques recordes de minério de ferro da Austrália Ocidental no primeiro trimestre, enquanto alertou sobre a inflação "persistentemente alta" afetando a atividade econômica.

(Reportagem de Sameer Manekar e Harshita Swaminathan em Bengaluru)