Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Williams diz que restaurar estabilidade de preços é objetivo crítico para o Fed agora

26/06/2023 11h46

Por Michael S. Derby

NOVA YORK (Reuters) - O presidente do Federal Reserve Bank de Nova York, John Williams, minimizou a ligação entre a política monetária e a estabilidade financeira em comentários divulgados nesta segunda-feira, ao mesmo tempo em que alertou que o uso dos juros para domar bolhas pode trazer problemas econômicos indesejados.

Seus comentários vieram de uma apresentação feita no domingo como parte de um painel de discussão realizado pelo Banco de Compensações Internacionais. O BIS divulgou um relatório no fim de semana argumentando que os bancos centrais estão em um ponto crítico em seus esforços para reduzir a inflação.

Williams, que é vice-chair do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, não comentou sobre as perspectivas da política monetária.

Ele observou, no entanto, que "restaurar a estabilidade de preços é de suma importância porque é a base da estabilidade econômica e financeira sustentada. A estabilidade de preços não é um ou outro, é algo obrigatório".

Williams passou a maior parte de seus breves comentários argumentando contra uma ligação firme entre a política monetária e o surgimento de problemas no setor financeiro.

Muitos argumentaram que a postura de juros ultrabaixos adotada pelo Fed e outros bancos centrais importantes nos anos que antecederam o início da pandemia de coronavírus distorceu os mercados e os colocou em problemas mais tarde.

Dito isso, o ciclo de aumento de juros superagressivo do Fed no ano passado ainda não resultou em uma reação do mercado que levaria a economia à recessão, e as autoridades do Fed em geral concordam que o pior do estresse bancário já passou.

"Não está claro se as ações de política monetária desempenham um papel central em afetar o surgimento de vulnerabilidades de estabilidade financeira", disse Williams.

Ele acrescentou que o uso da política monetária para conter bolhas pode levar a custos potencialmente inaceitáveis ​​para a economia em geral.

(Reportagen de Michael S. Derby)