McDonald's tem queda em venda no trimestre com consumidores preocupados com despesas

(Reuters) - O McDonald's divulgou nesta segunda-feira queda surpreendente nas vendas globais do trimestre, pressionada por queda no gasto dos consumidores, em meio a fatores que incluem inflação, queda de renda e tensões geopolíticas.

As ações da empresa, que acumulam queda de 15% este ano, recuavam 1,5% nas negociações do pré-mercado.

As vendas globais caíram 1% no segundo trimestre, a primeira queda em 13 trimestres, em comparação com a estimativa média dos analistas de um aumento de 0,53%, de acordo com dados da Lseg.

A inflação persistente fez com que várias redes de fast food lançassem ofertas com preços entre 3 e 5 dólares, na tentativa de reconquistar consumidores focados em valor.

A guerra no setor se intensificou quando os rivais Burger King, Wendy's e Starbucks embarcaram na estratégia nos últimos meses.

O McDonald's estava pronto para estender a oferta de lanche de 5 dólares até agosto na maioria das lojas dos EUA, após lançamento em 25 de junho.

O presidente-executivo do McDonald's , Chris Kempczinski, disse que os consumidores estão mais conscientes sobre seus gastos.

As vendas comparáveis nos EUA caíram 0,7% no trimestre encerrado em 30 de junho, em comparação com um salto de 10,3% há um ano. As vendas nos mercados internacionais caíram 1,1%, impulsionadas pela fraqueza na França, em comparação com as estimativas de um crescimento de 1,69%. O segmento havia registrado um crescimento de 11,9% há um ano.

Uma recuperação mais lenta do que o esperado na China e o conflito do Oriente Médio afetou o desempenho do segmento de negócios do McDonald's em que as lojas são operadas por parceiros locais, já que as vendas caíram 1,3% em comparação com um salto de 14% no ano anterior.

Continua após a publicidade

Empresas como o McDonald's e a Starbucks sofreram com os boicotes dos consumidores ligados à guerra de Israel contra Gaza, o que afetou as vendas nos mercados do Oriente Médio.

O lucro do McDonald's no trimestre foi de 2,97 dólares por ação em uma base ajustada, abaixo dos 3,17 dólares apurados no mesmo período do ano passado.

(Por Savyata Mishra)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.