IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fala de Guedes sobre França mostra grosseria e despreparo, diz mídia local

11/08/2022 13h46Atualizada em 11/08/2022 15h03

A suposta "irrelevância" da França para o governo brasileiro, na opinião do ministro da Economia, Paulo Guedes, não passou nem um pouco despercebida pela mídia francesa nesta quinta-feira (11). Dos grandes jornais, como o Le Figaro, aos mais regionais, como o Sud Ouest, passando por veículos como o canal de TV BMF e a rádio RTL, todos sublinharam o misto de desinformação e grosseria nos comentários deste membro do governo Bolsonaro.

Para Guedes, a França — "apenas" o maior empregador estrangeiro do Brasil e terceiro grande investidor no país —, está se tornando irrelevante para a economia brasileira, e se Paris não tratar Brasília bem, ele pretende "ligar o foda-se" — um comentário vulgar repetidamente sublinhado pela mídia francesa, que já destacou outras faltas de "diplomacia" do ministro brasileiro, para não dizer apenas falta de educação.

Os comentários do ministro de Jair Bolsonaro aconteceram durante uma reunião da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo em que o governo brasileiro gostaria de ingressar. Em sua fala, ele rebate as críticas feitas às políticas ambientais do Brasil.

A matéria do Le Figaro é acompanhada de um vídeo, traduzindo cada palavra do ministro brasileiro durante seu discurso, quando este compara as cifras negociadas anualmente pelo Brasil com a França e com a China, em que o gigante asiático exibe um montante de US$ 120 bilhões contra US$ 7 bilhões franceses.

No discurso, Paulo Guedes estaria reproduzindo uma discussão anterior com "um ministro francês", sem identificá-lo. O diário cita ainda a crítica do ministro de Bolsonaro ao presidente francês, Emmanuel Macron, por este ter se oposto ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Amazônia x Notre-Dame

Já o jornal Sud Ouest, que soma mais de 1 milhão de leitores, enfatiza a comparação de Guedes entre os incêndios na Amazônia e da Catedral de Notre-Dame de Paris, em 2019, quando o ministro acusa a França de não ter conseguido controlar as chamas que ameaçavam "um quarteirão", enquanto a Amazônia, cuja superfície supera a área de alguns territórios europeus, seria muito mais difícil de ser controlada.

O site da Rádio RTL começa seu artigo classificando de "afronta" as palavras do economista brasileiro.

A expressão vulgar de Guedes — ligar o foda-se — dá título ao texto da BFMTV, que, além de citar as muitas farpas já trocadas pelos governos brasileiro e francês desde a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, mostra que grosseria parece ser uma especialidade do chefe da economia brasileira, ao relembrar que, em outra ocasião, Guedes se referiu à primeira-dama da França, Brigitte Macron, como "realmente feia".

Internautas franceses reagem

Os internautas franceses também não deixaram passar mais esta demonstração de falta de educação do governo Bolsonaro, fazendo ligações diretas entre o ministro da Economia e seu chefe de Estado: "Ele é tão diplomático como seu presidente", diz um. "Ele precisa rever seus cursos de Economia", ironiza outro. "Que cultura geopolítica!", critica um leitor. "Nós somos apenas a quinta economia do mundo. Ele é louco esse cara", acrescenta ainda mais um internauta.

: