IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Gurgel, Barroso pode participar do julgamento do mensalão

23/05/2013 17h13

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, avaliou que Luís Roberto Barroso, advogado e professor que foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal (STF), vai poder participar do julgamento dos embargos interpostos pelos réus contra a condenação.

"A rigor, sim, desde que ele se sinta habilitado a tanto", disse Gurgel ao ser questionado se Barroso poderá votar os embargos.

O julgamento dos recursos do mensalão deve acontecer no segundo semestre. Se Barroso for aprovado pelo Senado a tempo, ele poderá participar. O indicado terá que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele também terá que ser aprovado pelo plenário do Senado para, em seguida, ser nomeado por Dilma para o cargo.

"Na verdade, o julgamento dos embargos é um novo julgamento", definiu o procurador-geral, que é responsável pela acusação. "De início, não há qualquer dificuldade. Mas, o importante é destacar que realmente fez-se uma grande escolha", continuou Gurgel. "É um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa e valiosa contribuição".