IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P rebaixa rating da Tecnisa, com perspectiva negativa

28/11/2016 21h26

A agência de classificação de risco S&P Global Rating rebaixou o rating corporativo em escala nacional da Tecnisa de ?brBBB+' para ?brBBB-', com perspectiva negativa. Segundo a S&P, a companhia apresentou, em 2016, queda significativa nas vendas de unidades, além de volumes muito elevados de distratos, em decorrência dos ambientes setorial e macroeconômico mais desafiadores.

Além disso, a greve bancária atrasou o repasse dos recebíveis, que prejudicou a geração de caixa. Os estoques da Tecnisa também permaneceram elevados durante 2016.

Por outro lado, desde 2014, a empresa vem adotando estratégias para amenizar o impacto negativo do cenário econômico, o que incluiu um aumento de capital de R$ 200 milhões, realizado em setembro. Além disso, outras medidas vem sendo tomadas, como a redução de despesas administrativas e venda de ativos.

A perspectiva negativa reflete a opinião da agência de que o rating poderá ser rebaixado novamente nos próximos 12 meses, caso o resultado das negociações da venda de ativos não seja bem-sucedido.

Uma recuperação mais lenta nas vendas também poderia levar a S&P a tomar outra ação negativa no rating da Tecnisa, se a geração de caixa chegar a níveis abaixo de R$ 390 milhões nos próximos 12 meses.