Grupo protesta contra Temer em evento na Praia Grande (SP)

Um grupo com cerca de 20 pessoas protesta contra o presidente Michel Temer (PMDB) nesta quinta-feira em frente à escola municial Fued Temer, que será inaugurada nesta tarde com a presença do pemedebista, na Praia Grande, no litoral paulista de São Paulo.

Jovens ligados ao movimento estudantil e servidores do Judiciário criticam a emenda constitucional que cria um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, articulada pelo pemedebista, e pedem a saída de Temer do cargo. Os manifestantes reclamam também das propostas de reformas previdenciária e trabalhista.

O protesto é marcado pelo grito "que contradição/ está abrindo escola, mas congela educação", em referência à emenda constitucional aprovada no ano passado que limita os gastos.

O estudante Heric Moura, de 27 anos, segura um cartaz com a frase "Temer, inimigo da educação" e pede mais recursos para o setor. Ao seu lado, a estudante Darlene Regina Faria, com 30 anos, afirma que é contraditório Temer participar da inauguração da escola, depois de sancionar a lei que prevê o teto para gastos públicos. "A PEC do teto vai acabar com os recursos para educação", diz. Os dois jovens, integrantes do coletivo Domínio Público, são ligados ao PSOL.

Com uma faixa do sindicato dos trabalhadores do Judiciário em mãos, o técnico do Judiciário Elton Teixeira Rocha, de 31 anos, afirma que está protestando contra o governo federal e contra as reformas "que vão prejudicar a população". "Temer congelou recursos para saúde e educação", reclama.

Cerca de 50 pessoas estão em frente à escola municipal que será inaugurada. O nome é uma homenagem a um dos irmãos de Temer, Fued Temer, morto em 1995.

O presidente chegou nesta tarde ao evento, acompanhado do vice-governador do Estado, Márcio França (PSB), do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos