IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Juros futuros fecham em alta, com cenário político e avanço do dólar

24/02/2017 16h42

Os juros futuros fecharam em alta na BM&F, acompanhando a valorização do dólar frente ao real e refletindo um movimento de realização de lucro no último pregão do mês. Investidores adotaram uma postura mais cautelosa antes do feriado de Carnaval - os mercados ficarão fechados na segunda e terça-feira.


O noticiário político ajudou a reforçar a cautela no mercado local. O afastamento por licença médica do ministro da Casa Civil Eliseu Padilha - homem de confiança do presidente Michel Temer ?, o pedido de demissão de José Serra do Ministério de Relações Exteriores e ruídos entre importantes membros do PMDB por causa da indicação do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) para ministro da Justiça acabaram ampliando incertezas, num momento em que o mercado conta com a aprovação da reforma da Previdência neste ano.


O DI janeiro de 2018 - que embute expectativas para os movimentos da Selic ao longo de 2017 - subiu de 10,327% para 10,345%, enquanto o DI para janeiro de 2019 avançou de 9,085% para 9,086%. E o DI para janeiro de 2021 subiu de 10,038% para 10,12%.


As chances de aceleração dos cortes da Selic, porém, seguem intactas. Numa evidência disso, a curva de DI segue indicando 35% de probabilidade de corte de 1 ponto percentual da taxa básica de juros no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em 11 e 12 de abril.


Para o estrategista de renda fixa da Coinvalores, Paulo Nepomuceno, existem ainda algumas incertezas no cenário que podem levar o BC a manter uma postura mais cautelosa e limitam o aumento das apostas em corte de 1 ponto percentual da taxa Selic em abril. "Não dá para apostar mais de 50% de chance em corte maior de 1 ponto da Selic em abril. O núcleo do governo ainda pode ser afetado com as delações e isso não ajuda na reforma da Previdência. Além disso, o mercado externo pode não ser tão benigno", diz.


A votação do parecer da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara está previsto para o início de abril.