IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dólar cai ao menor nível desde 16 de maio seguindo exterior

06/09/2017 18h07

O dia foi de queda do dólar no mundo, dinâmica que determinou o desempenho positivo do real nesta quarta-feira. A cotação caiu 0,55% para R$ 3,1018, o menor patamar desde 16 de maio deste ano. Além do ambiente internacional, o fluxo positivo que se observou na bolsa e a aprovação da TLP deram fôlego ao movimento.


Por aqui, os mercados reagiram à criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), aprovada ontem pelo Senado como esperado. Agora a medida vai para sansão presidencial. Além disso, o aval parlamentar à mudança de metas fiscais também alimentam a perspectiva positiva dos investidores sobre a agenda econômica do governo.


Também continuou influenciando o mercado a leitura de que o risco de a delação da JBS ser anulada fortalece o governo Temer e eleva as chances de avanço da agenda de reformas. Essa visão já contribuiu para que o mercado reduzisse o prêmio de risco tanto nos juros quanto no câmbio, movimento que teve sequência hoje.


No exterior, o Dollar Index recuou 0,09%. E as perdas foram mais acentuadas ante divisas emergentes: -0,94% ante o rand sul-africano, -0,40% em relação à lira turca e -0,71% na comparação ao peso mexicano.


Amanhã, quando não haverá negócios no Brasil por causa do feriado do Dia da Independência, o mercado vai acompanhar a reunião do Banco Central Europeu (BCE). A expectativa de que o presidente do BC, Mario Draghi, evitar dar pistas sobre os próximos passos da política monetária. O risco, no entanto, é que ele mencione alguma preocupação com o fortalecimento do euro - que tem efeito desinflacionário para a economia da União Europeia e não é, portanto, desejável.