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Não precisa ser milionário para ter avião; há modelo antigo por R$ 55 mil

Cessna 172 Skyhwak é fabricado desde os anos 1950 e há várias versões à venda - Divulgação
Cessna 172 Skyhwak é fabricado desde os anos 1950 e há várias versões à venda Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2020 04h00

Ter um avião custa caro. Mas há também muitas aeronaves de pequeno porte que podem custar bem menos que alguns modelos de carros de luxo. Ou até de um carro popular. Há aviões a partir de R$ 55 mil.

Os mais baratos são usados. Há opções com mais de 50 anos. A diferença é que na aviação a idade de uma aeronave não é contada apenas pelo ano de fabricação, mas, principalmente, pela quantidade de horas voadas.

Para quem prefere modelos mais novos, uma opção são os chamados aviões experimentais. É uma categoria reconhecida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pode ter diferentes propósitos, como desporto, meio de transporte particular, ferramenta de treinamento de pilotagem, entre outros.

A diferença é que não são produzidos por um grande fabricante e não precisam seguir nenhum requisito de homologação, já que eles não se submetem a este processo. Esses aviões devem possuir Certificado de Aeronavegabilidade e estão sujeitos a registro.

Todos os modelos devem ser submetidos a uma avaliação para verificação do atendimento de normas técnicas internacionais.

Não são para quem precisa se deslocar com rapidez para fazer negócios. Esses aviões têm muito mais um aspecto de lazer, para apaixonados por aviação.

Veja abaixo alguns modelos usados que custam menos do que muitos carros de luxo, e até menos do que alguns carros comuns. Os preços foram pesquisados em sites especializados, como Aeromercado e FlightMarket.

Aerobravo Bravo 700

  • Preço: R$ 95 mil (ano 2000) a R$ 180 mil (ano 2007)
Aerobravo 700 - Divulgação - Divulgação
AeroBravo 700
Imagem: Divulgação

Com capacidade para apenas duas pessoas, é um avião da categoria leve para lazer e instrução de novos pilotos. Tem velocidade de cruzeiro de 160 km/h e alcance de 840 quilômetros. Pousa e decola em pistas bem curtas.

Hi-Max

  • Preço: R$ 55 mil (ano 2012)
Hi-Max - Divulgação - Divulgação
Avião do modelo Hi-Max
Imagem: Divulgação

Um dos aviões mais baratos, é vendido originalmente em kit para montagem pelo proprietário. O modelo usado já está montado, mas um novo, segundo o fabricante, exige entre 350 e 400 horas de trabalho para ficar pronto. Tem velocidade de cruzeiro de 112 km/h e capacidade para apenas uma pessoa a bordo.

Inpaer Conquest 180

  • Preço: R$ 85 mil (ano 2006) a R$ 300 mil (novo)
Inpaer - Divulgação - Divulgação
Fábrica da Inpaer, onde era feito o Conquest 180
Imagem: Divulgação

Foi produzido pela Inpaer em São João da Boa Vista (SP). Tem dois lugares, velocidade de cruzeiro de 194 km/h e autonomia de voo para nove horas, com alcance de mais de 1.700 quilômetros.

Piper Cherokee (PA-28)

  • Preço: R$ 160 mil (ano 1970) a R$ 400 mil (ano 1981)
Piper Cherokee - Divulgação - Divulgação
Piper Cherokee
Imagem: Divulgação

É um avião clássico muito utilizado em instrução de voo, mas que também pode servir para lazer. Leva quatro pessoas, com velocidade de cruzeiro de 200 km/h e alcance de 860 quilômetros em mais de quatro horas de voo. As unidades à venda são antigas, mas há uma ampla rede de oficinas acostumadas a trabalhar com esse modelo.

Cessna 172

  • Preço: R$ 180 mil (ano 1961) a R$ 1,7 milhão (novo)
Cessna 172 - Divulgação - Divulgação
Cessna 172
Imagem: Divulgação

Lançado na década de 1950, continua até hoje em produção. Isso faz com que haja com uma enorme variedade de preços, de acordo com o estado do avião. As versões mais modernas já contam com os equipamentos em telas coloridas, computador de bordo e piloto automático. Por outro lado, há unidades à venda com quase 60 anos de uso. É um avião para quatro pessoas. A velocidade e o alcance variam de acordo com cada versão.