IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

A incrível história do homem que comeu um avião e entrou para o Guinness

O francês Michel Lotito, conhecido como "Senhor Come Tudo" - Reprodução/Guinness
O francês Michel Lotito, conhecido como 'Senhor Come Tudo' Imagem: Reprodução/Guinness

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/10/2022 04h00

Dietas existem aos montes. Mediterrânea, low-carb, Dukan, Atkins, paleolítica, entre tantas outras. Uma, em especial, chamou muita atenção no final da década de 1970, a "dieta do avião".

Há o registro de apenas uma pessoa que a seguiu: o francês Michel Lotito, também conhecido como Senhor Come Tudo (Monsieur Mangetout). Ele detém o recorde da dieta mais estranha do mundo, segundo o Guinness, o livro dos recordes.

De acordo com a publicação, ele comeu um avião inteiro durante dois anos. O modelo era um Cessna 150, com peso aproximado de 500 kg, e a aeronave foi devorada peça por peça entre os anos de 1978 e 1980. O Guinness verifica as histórias que registra para tentar evitar fraudes.

Como ele conseguiu? Segundo o Guinness, Lotito tinha essa capacidade de comer objetos estranhos devido ao fato de possuir um estômago mais grosso e ao revestimento de seu intestino.

Ao mesmo tempo, alimentos macios como bananas e ovos cozidos o faziam se sentir mal e não caiam bem.

Médicos, entretanto, chegaram a apontar que, apesar de ser capaz de ingerir até 900 gramas de metal diariamente, seu organismo não era tão diferente do de outras pessoas, e que seu hábito alimentar seria mais relacionado a uma questão mental.

Não há detalhes de como o homem excretava o que comia.

Não foi apenas um avião: Durante mais de 30 anos seguindo uma dieta rica em, digamos assim, objetos do cotidiano, Lotito ingeriu muitas outras coisas além do avião.

Desde 1966 até 1999, o Guinness aponta que ele comeu, ao menos, 18 bicicletas, 15 carrinhos de supermercado, sete TVs, seis candelabros, duas camas, um par de esquis, um computador, além do avião de "baixa caloria".

Até outubro de 1997, estimava-se que ele já havia ingerido nove toneladas de metal.

Lotito também comia vidro. Ele descobriu essa capacidade de se alimentar de materiais incomuns quando um copo no qual estava bebendo se quebrou e ele começou a mastigar os cacos.

Como se alimentava? Ao comer, Lotito ingeria óleo mineral e água, que serviam como uma espécie de lubrificante para ajudar o metal e outros materiais a descerem melhor pelo sistema digestivo.

Ele não mastigava esses objetos, mas os engolia como se faz com comprimidos. Para isso, os cortava em pedaços menores.

Quanto ganhava? Segundo uma reportagem de um jornal canadense em 1980, Lotito apresentava alta resistência à dor. Ele se exibia deixando pessoas atirarem dardos pontudos em suas costas.

Em troca, ele ganhava até $ 1.000 dólares canadenses ao dia, o equivalente a cerca de R$ 13,5 mil em valores de hoje em dia.

Outro jornal descreve que Lotito recebeu 5.000 dólares canadenses (cerca de R$ 67,7 mil em valores corrigidos) pelo feito de comer uma bicicleta durante uma feira em 12 dias.

Morte: Lotito morreu de causas naturais em junho de 2007, aos 57 anos. De acordo com o Guinness, o "Senhor Come Tudo" será sempre lembrado como uma pessoa verdadeiramente única, como artista e recordista.