IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #53: Samantha Almeida, diretora do Twitter Next Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2020 04h01

Samantha Almeida, diretora do Twitter Next no Brasil, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (15).

No papo, Samantha diz que passou a vida "pensando o que poderia ser relevante para as pessoas" e descreve a plataforma como uma "bússola" para desvendar assuntos importantes.

"Novas verdades estão sendo impostas e verdades inquestionáveis estão sendo questionadas. Queremos estar no grupo dos que têm muita saudade da velha publicidade, que construiu coisas belíssimas, mas que precisam se reorientar para esse universo de onde há diálogo e não monólogo? Ou vamos deixar de olhar o mundo na sua grandiosidade, na sua complexidade e na sua atualidade?", diz a executiva (no vídeo acima, este trecho está a partir de 18:09).

"Há tempos lidamos com questões que estavam impostas na sociedade. De certa forma, durante a pandemia, se descortinou uma realidade muita agressiva, uma diferença social muito gritante. Demandas ficaram mais evidentes. A comunicação tem uma responsabilidade de ser uma bússola da construção do futuro" (a partir de 7:13).

A executiva também reflete sobre seus caminhos profissionais, a importância de se aprimorar como curadora e ainda comenta as iniciativas do Ministério Público do Trabalho (MPT) para levar mais equidade racial às agências de publicidade do país.

"Não podemos deixar à mercê do voluntariado ou de processos bem-intencionados das empresas. Temos que institucionalizar nossos compromissos de equidade racial e de gênero. O MPT traz essas ferramentas, com caminhos e processos para isso", diz (este trecho está a partir de 25:12).

Samantha foi escolhida, este ano, como uma das 7 homenageadas do prêmio "Women to Watch Brasil". A iniciativa, idealizada pelo Advertising Age, maior veículo de publicidade do mundo, seleciona e homenageia anualmente as mais bem-sucedidas profissionais no mundo da publicidade, marketing e mídia do país.

"Há um esforço imenso da comunidade negra para que isso aconteça. Tem um provérbio africano que diz que é necessário que uma aldeia inteira se movimento para que se crie uma criança. Eu sou uma criança criada por uma aldeia inteira de mulheres que acreditaram no poder da educação como transformação de realidade social. Sou fruto de ações afirmativas, que deram acesso a novos pensamentos", afirma (no vídeo, a partir de 19:49).