IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vencedora do simulador de Bolsa UOL Invest 2013 apostou em curto prazo

Liliane Horiguchi Iura, vencedora do UOL Invest - Arquivo pessoal
Liliane Horiguchi Iura, vencedora do UOL Invest Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 06h00

A dentista Liliana Horiguchi Iura, 40, de São Paulo, nunca investiu em ações. Na casa dela, as decisões sobre aplicações sempre couberam ao marido. Essa dinâmica, no entanto, deve mudar em breve: vencedora nacional do UOL Invest em 2013, ela diz que pretende começar a investir de verdade agora.

"Gosto de ficar pesquisando sobre o assunto e tenho amigos que investem. Conversando com eles, meu marido e meu pai, que também investem bastante, fui pegando dicas e comecei a simular. Mas levava tudo muito na brincadeira", diz.

A brincadeira deu tão certo que a carteira virtual montada pela dentista fechou o ano com rendimento de 458%. O Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores paulista) fechou 2013 com queda de 15,5%.

Sua estratégia foi apostar em poucas empresas e em prazos curtos. "Investi em muitas ações das empresas do Eike Batista, mas comprava e vendia no curto prazo, em menos de uma semana. Também optei por ações mais baratas", diz.

Entre um paciente e outro

Liliana Horiguchi Iura diz que fazia suas operações virtuais no tempo que sobrava entre o atendimento de um paciente e outro. "Trabalho de segunda a sábado e tenho duas crianças pequenas, de 3 e 6 anos, então tenho muito pouco tempo livre"

Ela credita o bom desempenho à ajuda de amigos e familiares, além de informações que aprendeu em cursos básicos sobre investimentos na BM&FBovespa e livros sobre o assunto.

Achou o resultado surpreendente. "Quero começar a investir na vida real. Vai que tenho a mesma sorte?"

Antes de começar a levar o assunto a sério, no entanto, a dentista pretende frequentar mais cursos e ler mais sobre o tema. "Quando a gente está levando tudo na brincadeira, a cabeça fica sossegada, porque você não está perdendo de verdade. Talvez por isso acabei fazendo a coisa certa. Sei que, na vida real, não se deve brincar tanto com o dinheiro", afirma.

Como prêmio pela primeira colocação no UOL Invest 2013, ela ganhará um notebook (fornecido pela OEB – Ordem dos Economistas do Brasil) e um pacote turístico de uma semana, com direito a acompanhante, em um resort em território brasileiro.

CLIQUE NA IMAGEM E ENTENDA COMO FUNCIONA O MERCADO DE DÓLAR