IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pôquer ensina empresário a avaliar risco do negócio; veja lições

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 06h00

Assim como no mundo dos negócios, o pôquer é um jogo de informações incompletas no qual os jogadores precisam tomar decisões estratégicas com base em comportamentos que observam nos adversários, na análise da relação entre o capital disponível, o risco e o retorno desejado.

A pedido do UOL, Cristiano Torezzan, professor de fundamentos do pôquer na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Leo Bello, autor do livro "Dando as Cartas nos Negócios - O Sucesso com os Ensinamentos do Pôquer" (Editora BestSeller), listaram dez ensinamentos que o jogo de cartas pode dar a empresários. Confira abaixo:

1. Saiba avaliar riscos

A habilidade de avaliar riscos é, sem dúvida, um dos principais legados do pôquer para os negócios, segundo o professor da Unicamp. Ao tomar uma decisão, o jogador conhece algumas variáveis, como suas cartas, mas seu sucesso depende também de variáveis que não estão sob seu controle, como as cartas dos adversários. O mesmo vale para os negócios, é preciso disposição para pensar, fazer cálculos e conhecer pessoas. 

2. Concentre-se nos resultados de longo prazo

No pôquer, o resultado no longo prazo é a única coisa que importa. Jogadores bem-sucedidos não se iludem com os lucros imediatos de uma jogada nem se martirizam com os prejuízos impostos pela sorte numa mão em que tomaram a decisão correta.

"Os jogadores se preocupam com o Valor Esperado (EV, sigla em inglês) de cada decisão. No entanto, pela natureza aleatória do jogo, o EV da decisão só é atingido no longo prazo, tornando, portanto, completamente inútil qualquer avaliação de curto prazo", diz Torezzan. É necessário tomar decisões que trarão bons resultados no longo prazo e não se abalar com os efeitos de resultados momentâneos.

3. Fixe metas, planeje e trabalhe

Um vencedor no pôquer usa praticamente todo seu tempo livre estudando e se preparando para vencer. "Um vencedor quer ganhar o máximo possível. Por isto, ele não gasta muito tempo revendo metas de curto prazo. Vencedores têm metas ousadas, traçam um plano para atingi-las e o perseguem de forma obstinada com muito trabalho", diz Torezzan.

4. Tenha disciplina financeira

Jogadores de pôquer bem-sucedidos escolhem as rodadas de acordo com o número de fichas de que dispõem e não em função dos prêmios que os jogos oferecem. Nos negócios, disciplina financeira é fundamental e começa com hábitos simples como manter uma planilha de gastos atualizada, com custos fixos, custos variáveis, custos financeiros, despesas indispensáveis e supérfluas.

É importante também ter controle das receitas e tentar fazer previsões de médio e longo prazo para o retorno do investimento. "Isto poderá alertar o empresário sobre a necessidade de correções de estratégias antes que um problema se torne grave", declara Torezzan.

5. Saiba trabalhar sob pressão

Resiliência é a capacidade de manter um bom desempenho mesmo sob pressão. "Isso acontece o tempo todo no pôquer, quando o adversário tem melhores cartas ou quando um jogador perde mesmo com uma mão favorita. Nos negócios, isso acontece com prazos, com chefe, com clientes. Por isso, é importante aprender a trabalhar sob pressão", afirma Bello.

6. Administre perdas e ganhos

Um grande ganho ou uma grande perda momentânea podem nos desestabilizar. Nestes momentos, é muito importante rever se as estratégias e os planos estão corretos e não valorizar demais o resultado de curto prazo. Se os planos estiverem corretos, esta oscilação deve ser compreendida como uma variação do negócio. É preciso ter disciplina, arregaçar as mangas e continuar o trabalho com mais foco, de acordo com o professor da Unicamp.

7. Pense em alternativas

Em um jogo de pôquer, há diversas maneiras de se conduzir uma mão e, quando ela acaba, os bons jogadores se perguntam o que poderiam ter feito diferente. "Este exercício treina o cérebro a pensar de maneira diferente, fora dos padrões. Nos negócios, o empresário pode trabalhar a resolução de problemas de forma mais criativa", afirma Bello.

8. Seja proativo

Quando os jogadores estão em uma mesa de pôquer, as chances de que cada um deles receba boas cartas são exatamente as mesmas. Portanto, o que define o vencedor é a atitude que ele terá após recebê-las. "É preciso ficar atento a cada oportunidade que aparece. É possível vencer mesmo quando você não tem em mãos o cenário que considera ideal. É preciso ser proativo", recomenda Torezzan.

9. Controle sua linguagem corporal

Controle emocional é uma das principais habilidades exigidas para se vencer no jogo de pôquer. O jogador deve controlar todas as formas de comunicação: verbal e corporal.

"Jogadores de pôquer bem-sucedidos controlam estes elementos com eficácia e sabem da importância que isto terá no resultado de seu trabalho. Eles estão o tempo todo atentos ao comportamento de seus oponentes e selecionando as informações que desejam passar aos outros", declara Torezzan.

10. Preocupe-se com o que esperam de você e surpreenda

Bello diz que um jogador iniciante de pôquer se preocupa com as cartas que têm e um jogador avançado leva em conta o que o adversário acha que ele tem. No mundo dos negócios, esses níveis de percepção ajudam o empresário a surpreender.  "Se ele chega em uma reunião sabendo o que o cliente espera dele, ele pode levar algo além, para surpreender positivamente", declara.