IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Giovanna Antonelli e Edu Guedes lançam franquias em SP; veja dicas de feira

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 06h00

A edição de 2014 da ABF Franchising Expo, feira de franquias que começa nesta quarta-feira (4) em São Paulo, será marcada pela presença de famosos que lançam oficialmente suas redes. A atriz Giovanna Antonelli apresenta ao público sua franquia de depilação a laser, a Giolaser, que terá investimento inicial a partir de R$ 196 mil.

O chef e apresentador da TV Record Edu Guedes transforma em franquia sua sorveteria, a Stuppendo, o investimento inicial parte de R$ 450 mil. O ex-boxeador Acelino “Popó” Freitas e os irmãos Minotauro e Minotouro, lutadores do UFC, apresentam suas respectivas academias: a Popó Fight Club e Team Nogueira (a partir de R$ 520 mil).

Confira dicas para visitar a feira da ABF

A feira de franquias vai até sábado (7) e tem 480 estandes para visitação. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), organizadora do evento, a feira terá 44 estreantes entre os expositores. O número de franquias novas, no entanto, pode ser maior, pois há consultorias que abrigam várias marcas em seus estandes.

Ligação com celebridade não garante sucesso, diz consultor

Para o diretor da consultoria Rizzo Frachise, Marcus Rizzo, ter uma celebridade ligada ao negócio ajuda a atrair clientes, porém não é garantia de sucesso. Segundo ele, é preciso avaliar o suporte e o treinamento oferecidos pela rede.

Rizzo afirma, ainda, que o franqueado pode ser prejudicado caso o famoso ligado à franquia fique em baixa ou se envolva em alguma polêmica. “Essa associação direta com o artista pode ser ruim porque qualquer comportamento duvidoso dele pode se refletir em perda de clientes para o empreendedor.”

Franquia de artigos religiosos e quiosque de pão são novidades

Novas modalidades de negócio também serão apresentadas na feira. É o caso da franquia Origem da Fé, que vende artigos religiosos e esotéricos. O investimento inicial é a partir de R$ 77 mil e cada loja é segmentada por tipo de crença: católica, evangélica, umbandista e mística.

A franquia Pão To Go lança um modelo de padaria em quiosque para estações de metrô, trem e terminais rodoviários. Segundo a rede, o custo inicial é a partir de R$ 125 mil e o faturamento médio é de R$ 40 mil. São necessários 16 metros quadrados e quatro funcionários para o funcionamento da unidade.

Já a rede Xadinho vai à feira com a proposta de se tornar uma franquia especialista em escondidinhos, prato feito com purê e recheado com carne ou frango. Para a abertura de um quiosque, o investimento é a partir de R$ 79,9 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 20 mil, de acordo com a empresa.

A feira também marca o retorno da rede de cafeterias Dunkin’ Donuts ao Brasil. A franquia procura interessados em abrir de 20 a 25 unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em março, a empresa já havia anunciado a intenção de abrir 65 pontos em Brasília e Goiás. Não foram divulgados valores de investimento.

Risco é maior quando franquia não opera o negócio

Na hora de escolher sua marca de franquias, Marcus Rizzo indica checar se a rede tem unidades próprias. “Como a franquia vai vender o conhecimento dela, se ela não opera o negócio? É preciso ter cuidado, pois o franqueado pode comprar a experiência de quem não a tem”, diz.

Serviço:

ABF Franchising Expo 2014
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP
Horário: De 4 a 7 de junho das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Ingresso: R$ 60,00 --é preciso fazer credenciamento no site da feira

Veja as novidades da feira ABF Franchising Expo 2014